
Durante os testes em Santiago, a Volvo vai monitorar dados como autonomia do ônibus (kW/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.
“Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile”, afirmou em comunicado José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.
O anúncio vem uma semana depois de a Volvo anunciar que está ingressando na aliança Zebra (Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator, ou “aceleração para uso de ônibus zero emissões”), que tem o objetivo de auxiliar cidades latino-americanas a implementarem ônibus sustentáveis.
A Volvo é a primeira montadora europeia a assinar um acordo com o grupo, fundado em 2019. O acordo exigirá que a empresa implemente uma série de atividades, incluindo fornecer ônibus elétricos para a Cidade do México e Santiago nos próximos 18 meses, além de promover demonstração de ônibus com zero emissões em cidades selecionadas pela aliança.