
A Volvo Cars está lançando a marca M, voltada à expansão das operações de mobilidade, com acesso a carros e serviços por aplicativo. De acordo com a montadora de origem sueca, a nova marca também tem como meta entender melhor as necessidades, preferências e hábitos dos usuários. A estreia da M na Suécia e nos Estados Unidos vai ocorrer no segundo trimestre de 2019.
“Reconhecemos que o consumidor vem repensando a propriedade tradicional do automóvel e a M é parte da nossa resposta a essa mudança. Vamos nos tornar um provedor de serviços a partir do mote ‘Liberdade para se mover’”, afirma o presidente e diretor executivo da companhia, Hakan Samuelsson.
Segundo a Volvo, a M desenvolve uma tecnologia que aprende com os usuários sobre suas necessidades específicas em vez de apenas informar onde podem pegar um carro. A montadora recorda que a maioria dos serviços atualmente disponíveis se concentra em alternativas ao táxi ou transporte público.
“Acreditamos que o que nos diferencia é que estamos focados no modo como as pessoas usam os carros que possuem. Nosso objetivo é fornecer uma alternativa real a esse modelo”, diz Eriksson.
Além da equipe de engenheiros de software digital, a M conta com os dados e os 20 anos de aprendizado da Sunfleet, empresa pioneira nas operações de compartilhamento de carros da Volvo. A Sunfleet tem uma frota de 1,7 mil carros, realiza 500 mil transações anuais e será totalmente integrada à M em 2019.
“A mobilidade passa por uma grande transformação. O lançamento da M cria novas fontes de receita para a Volvo Cars”, afirma Samuelsson. “A cidade de Estocolmo servirá como base de desenvolvimento da nova divisão, onde já realizamos inúmeros testes”, conclui o executivo.