

Em nova parceria para colaboração estratégica, a Volvo Cars fornecerá unidades do utilitário esportivo XC90 para a frota de carros sem motorista da Autonomous Driving, braço de tecnologia autônoma da Didi Chuxing, companhia que controla a 99.
Os veículos serão adaptados para a direção robotizada a partir de softwares e hardwares elaborados em conjunto pelas duas organizações. Com tais tecnologias, os carros vão eventualmente operar em serviços de deslocamento em veículos autônomos da empresa chinesa.
A marca sueca e a Didi Autonomous Driving buscam construir uma parceria de longo prazo, à medida que a empresa de tecnologia autônoma continua a aumentar suas operações comerciais de robotáxi e expandir suas frotas na China e nos Estados Unidos.
Nos últimos anos, o grupo Didi Chuxing se consolidou como gigante mundial de mobilidade. Agora, a empresa se prepara para realizar o maior IPO do mundo, podendo superar os US$ 70 bilhões em valor de mercado.
A primeira experiência da parceria entre a Volvo e a Didi aconteceu em 2020, quando os modelos XC60 da empresa sueca integraram o primeiro programa piloto de robotáxi da Didi em Xangai, na China. Pelo aplicativo, pessoas em certas áreas de cidade podiam reservar viagens por robotáxi autônomos, monitorados à distância por um motorista de segurança e um engenheiro.