
Ambos os parceiros utilizarão o mesmo veículo-base para a próxima fase de suas próprias estratégias de carros autônomos: a Volvo vai usar o veículos para desenvolver um modelo com condução totalmente autônoma, enquanto que por sua vez, a Uber, que já se mostrou uma das empresas mais engajadas na área, adicionará seus próprios sistemas de condução autônoma no veículo.
“A Volvo possui uma credibilidade de segurança inigualável. Estamos muito orgulhosos de ser o parceiro de escolha da Uber, uma das empresas de tecnologia mais importantes do mundo. Esta aliança coloca a Volvo no centro da atual da revolução tecnológica na indústria automobilística”, declarou o presidente da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.
“Mais de um milhão de pessoas morrem em acidentes de carro a cada ano. Estas são tragédias que a tecnologia de auto condução pode ajudar a resolver, mas não podemos fazer isso sozinhos. É por isso que a nossa parceria com um grande fabricante como a Volvo é tão importante. A Volvo é líder no desenvolvimento de veículos e a melhor do setor quando se trata de segurança. Ao combinar as capacidades de Uber e Volvo teremos o futuro mais rápido, juntos”, disse o diretor executivo da Uber, Travis Kalanick.
A plataforma SPA foi desenvolvida como parte do programa mundial da Volvo Cars de transformação industrial, que, com duas plataformas, a SPA e a CMA (esta última para veículos compactos – leia aqui) prepara a próxima geração de veículos com tecnologia autônoma, bem como os elétricos e conectados.
Nesta parceria, o trabalho de desenvolvimento será realizado por engenheiros de ambas as empresas em estreita colaboração. Segundo a Volvo Cars, este projeto irá aumentar ainda mais a escalabilidade da plataforma SPA a fim de incluir todos os itens necessários de segurança e novos recursos para ter veículos autônomos na estrada.