logo

first edition

Volvo Cars enfim apresenta o novo XC90

Depois de meses de mistério, a Volvo Cars apresentou na terça-feira, 26, dia em que completou 87 anos de história, o novo XC90, SUV premium de sete lugares que traz inovações de segurança, novas tecnologias de motorização e a futura linha de design da marca.
Author image

Redação AB

27 ago 2014

5 minutos de leitura

G_noticia_20352.gif

Após três anos de desenvolvimento e parte de um programa de investimentos de US$ 11 bilhões, o utilitário esportivo tem chegada prevista para 2015 no Brasil, ainda sem preço revelado.

Segundo a fabricante sueca, o novo XC90 oferece opções de motores de dois litros e quatro cilindros. A versão topo de linha é equipada com o Twin Engine, que combina um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, com supercharger e turbo, com um motor elétrico, que, de acordo com a Volvo, oferece inigualável associação de potência e operação limpa: cerca de 400 cavalos com emissão de CO2 em torno de 60 g/km.

SEGURANÇA

O SUV é equipado com duas tecnologias inéditas de segurança: o sistema que evita saídas não intencionais da pista e o sistema de frenagem automática em cruzamentos. O primeiro detecta a saída involuntária, tenciona os cintos de segurança para manter os ocupantes na posição e, para prevenir danos à coluna, absorve a energia entre o banco e seu trilho, amortecendo as forças verticais que podem ocorrer quando o veículo colide de forma brusca com o solo. O segundo sistema consiste em frear automaticamente quando o motorista tem a intenção de cruzar à frente de um carro vindo no sentido contrario.

Outro item de série, o City Safety torna-se no novo modelo o “guarda-chuva” para todos os sistemas de frenagem automática. Agora, evita colisões contra veículos, ciclistas e pedestres na frente do carro, tanto de dia e quanto à noite.

“Essas novas tecnologias vão nos levar um passo à frente de nossa visão, em que não teremos nenhuma vítima fatal ou ferido grave dentro de um novo carro da marca, até 2020”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars. “Nosso ponto de partida em segurança é hoje o mesmo que tínhamos quando a marca foi criada, há quase 90 anos: situações reais. Nós estudamos dados. Nós esmagamos números. Nós inovamos. O resultado é um dos carros mais seguros já feitos.”

A Volvo garante que os primeiros passos para o desenvolvimento de carros autônomos também já foram dados. “Uma nova função, que permite seguir o carro à frente no trânsito, proporcionará uma experiência radicalmente simples de condução semiautônoma”, explica Lex Kerssemarkes, vice-presidente sênior de produto, estratégia e linha de produtos da Volvo Cars.

Ranking
Destaque para novo logotipo na dianteira e o acabamento mais luxuoso da marca

DESIGN

O XC90 é o primeiro carro da marca a trazer novo logotipo alinhado com o friso diagonal na grade frontal. Chamam também atenção o capô largo com novo relevo, linha de cintura e ombros marcantes e novas lanternas traseiras. As rodas, oferecidas em diversas opções, tem até 22 polegadas.

“A nova plataforma SPA, que será usada nos próximos carros, nos permitiu reforçar a sensação de estar ao comando no volante, de espaço interno generoso e capacidade flexível, combinada com a agilidade e conforto de um carro muito menor e mais baixo. A sensação de adrenalina, chave para o prazer ao dirigir é entregue pelas motorizações, que oferecem uma imbatível combinação entre potência e operação limpa”, comenta Mertens.

O interior do XC90 é o mais luxuoso já desenhado para um Volvo. O equipamento de destaque é o painel central touch screen, elemento principal do novo sistema de controle do carro. Livre de botões, ele representa uma experiência inédita para os motoristas controlarem seus carros e acessarem uma variedade de produtos e serviços via internet.

O novo interior combina materiais como o couro macio e a madeira a produtos feitos a mão, incluindo uma alavanca de câmbio com cristais da sueca Orrefors, além de controles cuidadosamente esculpidos para o botão de partida e de controle do volume.

EDIÇÃO LIMITADA

A Volvo Cars aproveitou a apresentação oficial do novo XC90 para lançar uma edição limitada do modelo, a First Edition, que será vendida exclusivamente pela internet para clientes do mundo todo.

Em alusão ao ano em que a Volvo foi fundada, 1.927 unidades da edição First Edition serão colocadas à venda no dia 3 de setembro, a partir das 11 horas (horário de Brasília). “Os interessados em adquirir o SUV deverão ser rápidos. O enorme interesse no novo Volvo XC90 indica que a First Edition vai vender rapidamente”, diz Alain Visser, vice-presidente sênior de marketing, vendas e pós-venda da Volvo Cars.

A marca selecionou personalidades e pessoas influentes de todo o mundo para receber unidades específicas desta série numerada. No Brasil, o renomado fotógrafo Bob Wolfenson reservou a unidade número 1921, número marcante para ele pois trata-se do ano da chegada de seu pai ao Brasil, vindo da Ucrânia. Foi das mãos dele que Bob Wolfenson recebeu sua primeira câmera fotográfica e iniciou a carreira de sucesso, sendo reconhecido internacionalmente.

A versão First Edition, que trará a numeração na soleira das portas, além de um emblema exclusivo na traseira, será equipada com motores Drive-E, a gasolina ou a diesel, de acordo com o mercado onde será vendida. A versão T6 AWD com supercharger e turbo, comercializada no Brasil, tem 320 cv e torque máximo de 400 Nm e virá acompanhada da transmissão Geartronic de oito velocidades.

Também é exclusivo da edição First Edition a cor exterior preta, bancos em couro bege e painel em couro grafite e inserções lineares em madeira. Os bancos elétricos dianteiros são equipados com sistema de ventilação. Os assentos laterais da segunda fileira trazem aquecimento, e os da terceira fileira são operados eletricamente. O amplo pacote de itens de segurança, de série no XC90, também faz parte da edição limitada.

Ranking

First Edition tem bancos revestidos por couro bege