
As vendas globais de carros da Volvo em 2014 foram impulsionadas principalmente pelo bom desempenho da marca em mercados como China e Europa. No país asiático, maior mercado da sueca no mundo e onde reside seu controlador, foram vendidos mais de 80 mil veículos. No Velho Continente a companhia cresceu duas vezes mais rápido que o mercado. A Volvo Cars divulgou que as vendas crescem todos os meses desde julho de 2013.
Segundo o presidente da montadora, Håkan Samuelsson, a atual fase de investimentos deve render bons resultados a longo prazo. “É essencial lembrar que a companhia está agora em uma fase de investimentos e que os frutos começarão a ser colhidos ainda este ano”, disse em nota.
A fabricante sueca está investindo em mudanças de produto e imagem de marca como parte da estratégia de longo prazo para melhorar sua posição como montadora global de veículos premium.
A produção do líder de vendas XC60 foi iniciada na planta de Chengdu, na China, enquanto a companhia fez ampliações de produção no país. Na Suécia a Volvo trouxe de volta o terceiro turno na fábrica de Torslanda, criando 1,3 mil novos postos de trabalho.
Otimista, o presidente da Volvo Cars afirma que “a performance de 2014 dá confiança em nosso desempenho futuro”. O executivo completou dizendo que as vendas estão crescendo e uma gama de todos os novos produtos estão a caminho e a empresa está bem posicionada para o futuro.
PRESENTE E FUTURO
O Grupo Volvo Carros espera que vendas e rentabilidade mostrem grande avanço ainda em 2015, impulsionado pelo crescimento contínuo dos últimos anos em mercados como China e Europa. De acordo com Samuelsson, haverá retomada de crescimento da marca no mercado norte-americano.
O bom desempenho global, aliado a lançamentos como o do renovado XC90 durante 2015, faz crer que as vendas globais devem chegar a 500 mil veículos este ano, contra os 465.866 de 2014.
Sobre o principal lançamento da Volvo para 2015, o SUV XC90, Samuelsson afirma que será o grande impulsor de vendas. “Este carro já é um sucesso, pois já recebemos encomendas para mais de 17 mil unidades, o que representa um terço do volume esperado para este ano”, comemorou o executivo.
A renovação do principal SUV da marca sueca oferece uma ampla gama de opções de design e vem com melhorias na dirigibilidade, graças à tecnologia financiada e desenvolvida pela própria Volvo, chamada de Arquitetura do Produto Escalável (SPA, na sigla em inglês), que será usada em toda a gama da fabricante. A economia de escala gerada deverá melhorar a produtividade e lucratividade da companhia. O XC90 também apresenta novas motorizações Drive-E, que tem baixa emissão de CO2 e novos itens de segurança.
Impulsionada pela renovação completa de sua gama nos próximos cinco anos, a Volvo planeja dobrar suas vendas mundiais e chegar a 800 mil unidades em 2020.