
A compra inclui a fábrica principal em Motherwell, na Escócia, e duas linhas de caminhões rígidos e articulados. Além disso, a Volvo ficará responsável pela distribuição de caminhões nos Estados Unidos e terá participação de 25,2% na Inner Mongolia North Hauler S.A. (NHL), que fabrica e vende caminhões rígidos da marca Terex na China. A NHL é cotada na Bolsa de Valores de Shangai.
“Esta é uma aquisição estratégica que aumenta consideravelmente o potencial de crescimento da Volvo CE. A aquisição de uma linha respeitada de caminhões rígidos aumenta as opções nas operações de movimentação de terra de clientes envolvidos em aplicações de mineração leve”, declarou o presidente da Volvo CE, Pat Olney, em comunicado.
Com o negócio, entram para o portfólio da Volvo CE cinco novos modelos de caminhões rígidos, que transportam entre 32 e 91 toneladas e são destinados ao setor de mineração leve, além de três caminhões articulados, com cargas úteis entre 25 e 39 toneladas. A Volvo Construction promete contratar 500 empregados para as novas operações.
Nos primeiros nove meses de 2013, as vendas líquidas do segmento vendido da Terex (exceto NHL) chegaram a quase US$ 172 milhões e a renda operacional foi de quase US$ 5,5 milhões.