logo

afrânio chueire

Volvo CE projeta mercado estável em 2014 na AL

A Volvo Construction Equipment registrou queda de 11% das vendas em 2013 com relação ao ano anterior na América Latina, para 4.244 máquinas de construção. Mesmo com este resultado, a empresa projeta um cenário estável em 2014 e espera atingir o mesmo volume entregue no ano passado, com o Brasil representando mais de 70% dos negócios na região.
Author image

Redação AB

18 fev 2014

3 minutos de leitura

G_noticia_19027.gif

Para o presidente da Volvo CE na América Latina, Afrânio Chueire, assim como em 2013, o avanço dos diversos segmentos em escalas diferentes no Brasil devem continuar a impulsionar o mercado doméstico neste ano: “Apesar de uma economia que não correspondeu às expectativas iniciais, registramos crescimento em vários segmentos”, declara Chueire, durante a apresentação anual do desempenho da marca realizada na terça-feira, 18, em São Paulo.

O executivo destacou os ganhos de market share nas principais categorias do segmento de construção, entre eles os de carregadeiras, cuja participação passou de 10,3% em 2012 para 11,8% no ano passado. No mesmo ritmo, a participação da Volvo CE no mercado de escavadeiras subiu para 12,8% em 2013 contra 10,9% do ano anterior. Estes dois equipamentos responderam por 63% das vendas totais da companhia no ano passado, sendo que carregadeiras representaram 34%.
Retroescavadeiras e minicarregadeiras atingiram participação de mercado de 5,2% em 2013 contra os 4,8% do ano anterior. Entre todos os produtos vendidos no ano passado, o maior salto de participação de mercado foi registrado no de caminhões articulados, de 29% para 44,3% em um ano.

Os setores de construção e mineração foram novamente os principais responsáveis pela maior demanda dos negócios da empresa no País: 82% das vendas da Volvo CE em 2013 foram relacionadas a essas duas atividades. “Ainda há muito o que fazer na área de construção no Brasil e nos demais países da América Latina. É um setor com um grande potencial”, observa Chueire.

NOVIDADES

Para repetir o volume de vendas registrado no ano passado, a Volvo CE planeja reforçar seu portfólio com o lançamento de produtos ao longo de 2014, começando em abril com a apresentação de quatro novos equipamentos da linha de construção rodoviária: dois modelos de vibroacabadoras ABG5820 e ABG2820 e dois de compactadores, o de asfalto com dois cilindros, DD38 de quatro toneladas, e um pneumático, PT220, de 24 toneladas.

A empresa também aguarda a aprovação das autoridades europeias sobre a compra da Terex Corporation, fabricante de caminhões rígidos articulados com sede na Escócia, para trazer seus produtos para a América Latina. O negócio foi anunciado no valor de US$ 160 milhões em dezembro passado (leia aqui). Chueire explica que as marcas Volvo e Terex conviverão juntas por algum tempo no mercado, mas a tendência é de que a Volvo absorva todos os produtos da Terex: “Essa é uma oportunidade que aumenta nosso potencial neste mercado, com a introdução de caminhões de até 100 toneladas, que ainda não oferecemos em nosso portfólio”.

Além dos lançamentos, fatores externos vão influenciar o desempenho do mercado total de máquinas de construção no Brasil, que no ano passado atingiu volume de 24 mil unidades. Assim como suas vendas, a Volvo estima que o mercado total se manterá neste mesmo patamar em 2014.

“Em 2013, tivemos um mercado muito mais competitivo e ainda assim conseguimos elevar nossa participação. Fatores como a concretização das concessões governamentais, como as de rodovias, ferrovias e aeroportos que saíram no fim do ano passado aumentaram significativamente a demanda por equipamentos. A continuação das obras do PAC 2 também vai afetar positivamente nos negócios deste ano, embora não tenham acontecido no ritmo esperado no ano passado. A previsão de maior atividade no setor de mineração também acarretará em manutenção das vendas do setor em 2014”, conclui.

Assista a entrevista exclusiva do presidente da Volvo CE, Afrânio Chueire, à ABTV: