logo

airbag

Volvo cria airbag para pedestre

O novo Volvo V40 agrega inovação da companhia na área de segurança. O modelo é o primeiro carro a trazer airbags para pedestres de série. O sistema é mais um passo da fabricante para alcançar o objetivo assumido em 2008. A meta é que ninguém saia gravemente ferido de um acidente envolvendo um carro novo da marca a partir de 2020.
Author image

Redação AB

23 mai 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_14100.jpg

Levantamento divulgado pela montadora aponta que 1,3 milhão de pessoas morrem em atropelamentos todos os anos. O novo sistema pretende ajudar a reduzir este número. Segundo a empresa, 75% destes acidentes ocorrem quando o automóvel roda com velocidade de até 40 quilômetros por hora. Por conta disso, a tecnologia fica ativa entre 20 e 50 km/h.

A bolsa de ar fica sob o capô e protege também o para-brisa. Sete sensores na parte frontal do carro transmitem sinais para a unidade de controle. Quando algum objeto atinge o carro, o sinal muda. Caso a central interprete que o carro tenha atingido uma pessoa, a tampa do capô levanta e a bolsa infla.

A Volvo destaca duas funções no airbag para pedestres. A primeira é levantar o capô para criar distância entre ele e as partes rígidas do motor. A segunda é amortecer o impacto na área do para-brisa. Estas duas estruturas são responsáveis ferimentos graves de cabeça em atropelamentos.

Depois de anos de pesquisa para aumentar a segurança dos ocupantes dos veículos, a Volvo voltou o seu olhar para os pedestres. Em 2010, a companhia lançou um sistema capaz de detectar pessoas e frear o carro automaticamente caso haja riso de colisão (leia aqui).

Volvo airbag pedestre