
A Volvo Cars decidiu reabrir sua fábrica e escritórios na Suécia a partir da segunda-feira, 20, após preparar os locais nas últimas semanas para que funcionários retomem suas atividades de forma mais segura. A decisão foi tomada em comum acordo com o sindicato local e também com fornecedores a fim de garantir a produção, mas de forma reduzida. Segundo a montadora os volumes de produção em Torslanda serão ajustados para atender à demanda dos mercados, bem como aos pedidos existentes.
“Temos uma responsabilidade com relação aos nossos funcionários e fornecedores para reiniciar as operações agora que a situação permite. A melhor coisa que podemos fazer para ajudar a sociedade é encontrar maneiras de reiniciar a companhia de maneira segura, salvaguardando a saúde das pessoas e seus empregos”, disse o CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson.
Com o retorno das pessoas, as rotinas de limpeza serão intensificadas e testes de temperatura e oxigenação do sangue serão oferecidos a todos os funcionários. Nas últimas semanas, empregados selecionados revisaram todas as estações de trabalho na fábrica de Torslanda sob a perspectiva de saúde e segurança. Onde o distanciamento social não for possível, outras medidas de proteção foram adotadas.
Nos prédios administrativos, o layout em todas as salas de reuniões, escritórios e restaurantes será ajustado sempre que necessário para permitir o distanciamento social, garantindo que as mesas sejam colocadas adequadamente e limitando o número de pessoas permitidas nos locais.
Quanto aos outros locais da rede global de fabricação da Volvo Cars que ainda estão fechados, a unidade de Ghent, na Bélgica, também será reaberta na próxima segunda-feira e com produção reduzida. A empresa planeja reabrir sua fábrica na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, na segunda-feira, 11 de maio.
Já a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, e a de componentes da carroceria em Olofström, também sueca, continuarão a planejar sua produção semanalmente e a se adaptarem às necessidades das outras plantas. Os funcionários de outros países continuarão a seguir as diretrizes locais.
A Volvo Cars continuará respeitando o pacote de medidas introduzido pelo governo sueco no início deste ano, seguindo a redução da jornada de trabalho para a maioria dos empregados.