logo

calibragem

Volvo e Michelin realizam estudo sobre consumo e emissões

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

03 jan 2012

3 minutos de leitura

G_noticia_12695.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

Uma pesquisa recente realizada pela Volvo Trucks em parceria com a Michelin mostra que medidas rápidas e simples podem ter um impacto significativo nas emissões sem a necessidade de desembolso maior ou novas formas de trabalho: verificar e corrigir os pneus e as rodas do veículo. O estudo revela que utilizar o tipo de pneu correto para aquele modelo de caminhão, calibrar os pneus na pressão certa e alinhar as rodas pode resultar na redução do consumo de combustível, e portanto, de emissões, em até 15%. Em termos financeiros, isso representaria uma economia de € 8 mil por veículo e por ano, estimou o estudo.

“Sabemos que o alinhamento das rodas, tipo de pneu e pressão dos pneus têm um grande impacto no consumo de combustível, no entanto, há uma falta de consciência no setor dos transportes sobre a importância de verificar pneus e alinhamento de rodas tanto do caminhão quanto do reboque”, ressalta Arne-Helge Andreassen, gerente de negócios de pós-venda da VolVo Trucks para a área de pneus e alinhamento de rodas.

A pesquisa realizada na Suécia teve duração de duas semanas e testou caminhões por 1 mil quilômetros com diferentes combinações de pneus, pressão aplicada aos pneus e alinhamento das rodas comparados com um veículo com diferentes rodas e alinhamento. Os veículos em teste foram equipados com medidores de combustível e instrumentos especiais que monitoravam a velocidade exata, o desgaste dos pneus, pressão dos pneus e resistência ao rolamento.

A análise dos resultados revela que além da diferença de até 15% no consumo do combustível dependendo de como as rodas estão alinhadas e equipadas, a escolha do pneu adequado para aquele tipo de veículo pode reduzir em até 11% o consumo, a inflação correta dos pneus traz redução de 1% e alinhamento da roda adequada pode trazer economia de 2,5%.

Jacques de Giancomoni, gerente técnico da Michelin, explica que um terço do consumo de combustível resulta da resistência dos pneus enquanto está em curso sua utilização. “Ter os pneus certos é de suma importância, mas a verificação da pressão dos pneus – que também tem um efeito significativo no consumo de combustível – também é importante.”