
“O BRT do Rio de Janeiro é um exemplo de que vale a pena investir em um sistema de transporte organizado com ônibus. Aumenta a eficiência do transporte urbano, com velocidades médias mais altas e menor tempo de viagem, além de ser mais barato e mais rápido de ser implementado”, comenta Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Os articulados da Volvo que circularão na Transcarioca têm 21 metros de comprimento e transportam 180 passageiros, capacidade 20% superior à maioria dos similares ônibus que circulam no Rio de Janeiro atualmente. Esta maior capacidade de transporte permitiu uma redução na quantidade de veículos que vão circular pelo corredor o que, consequentemente, aumenta a velocidade média do sistema, reduz as emissões de poluentes e os custos operacionais.
Segundo a Volvo, todos os ônibus são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. “São itens que garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e redução dos custos operacionais, características fundamentais para um transporte público de qualidade”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
Os veículos contam ainda com controle de aceleração inteligente, exclusivo Volvo, que permite reduzir o consumo de combustível. “Sua função é garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo. Este item otimiza a eficiência do veículo, pois evita uma aceleração acima do necessário, reduzindo o consumo de combustível”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.