
A Volvo precisará atrasar as entregas do EX30 devido a um problema de software. Segundo informações da agência de notícias Automotive News Europe, comunicado divulgado pela própria marca sueca à rede de concessionárias revela que a versão 1.2 do software embarcado no veículo não estava pronta para ser lançada.
VEJA MAIS:
– Volvo lança EX30 no Brasil com preço para dobrar vendas da marca
– Volvo traça estratégia para dobrar de tamanho no Brasil em 2024
– Vendas de automóveis da Volvo cresceram 17% até novembro de 2023
“Confirmamos que a Volvo está trabalhando incansavelmente para resolver o problema. Progressos importantes foram feitos, mas a versão 1.2 do software ainda não atende a todos os requisitos necessários para ser lançada”, escreveu a fabricante em comunicado oficial.
De acordo com a reportagem, uma fonte revelou que a atualização do sistema não podia ser realizada remotamente, e sim apenas na concessionária.
Pré-venda no Brasil começou no ano passado
O EX30 está em pré-venda no Brasil desde o fim de 2023. Na ocasião, o SUV foi lançado com preço a partir de R$ 219.950. Atualmente, o valor da versão de entrada é de R$ 229.950. A promessa é de que as entregas sejam realizadas no primeiro semestre deste ano.
Por enquanto, as unidades destinadas à Europa e outros mercados serão fabricadas na China, pelo menos até a inauguração de uma segunda linha de montagem em 2025, na Bélgica. No caso dos veículos destinados aos Estados Unidos, o EX30 será produzido em Ridgeville, na Carolina do Norte.
EX90 também teve estreia adiada por falha de software
Esta é a segunda vez que o lançamento de um carro elétrico é adiado pela Volvo.
Anteriormente, a marca foi obrigada a postergar a chegada do EX90 em, pelo menos, um semestre. O motivo foi um problema no software do avançado sistema de Lidar, formado por sensores capazes de identificar a presença de outros veículos e obstáculos e enviar a informação para a central eletrônica do veículo em milissegundos.