
O cronograma de lançamento do Volvo EX90 precisará ser alterado por uma problema de software.
Segundo informações da agência de notícias “Automotive News”, o CEO da fabricante, Jim Rowan, admitiu quema “complexidade do código do software” do sistema de segurança Lidar atrasará o início da produção do SUV em “cinco a seis meses”.
VEJA MAIS
– Volvo EX30 promete romper paradigmas sem deixar segurança de lado
– CEO da Volvo Cars diz que Brasil ficará para trás se apostar só em carro a combustão
A avançada tecnologia utiliza pulsos de luzes de laser para elaborar imagens precisas dos ambiente ao redor do veículo. A Volvo afirma que o lidar e demais sensores presentes no EX90 criam um “escudo invisível de segurança” capaz de reduzir acidentes que resultem em ferimentos graves e até fatais em até 20%.
Outras marcas também sofrem com softwares
O EX90 será responsável por estrear a tecnologia lidar, que será estendida ao restante da gama nos próximos anos.
“Estamos programando uma boa parte do software por conta própria. Queremos ter certeza de que o lidar funcione da forma que deve operar”, declarou Rowan.
De acordo com o executivo, o atraso dará “um pouco mais de tempo para resolver esse problema”. Entretanto, isso pode atrasar o lançamento do SUV para o segundo semestre de 2024.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
O caso da Volvo não é isolado na indústria automotiva. O Grupo Volkswagen atrasou o lançamento de vários modelos importantes, como a nova geração do Porsche Macan. Por conta do desenvolvimento de software, o carro não deve ser apresentado antes de 2025.
Falhas na programação dos sistemas também prejudicaram a estreia do superesportivo híbrido McLaren Artura, que deveria ter estreado em 2020, mas só chegou às ruas no final de 2022.
