logo

caminhoes

Volvo FH 750: o mais potente e caro caminhão do mundo

Após apresentar ao mercado brasileiro sua nova linha de produtos VM (leia aqui), a Volvo guardou para a 19ª Fenatran o lançamento do novo modelo FH16, novo membro da família de extrapesados FH e considerado o mais potente do mundo, com 750 cv. O presidente para a companhia na América Latina, Roger Alm, ao apresentar o modelo, revela que o Brasil é um dos mais importantes mercados para a Volvo Trucks:
Author image

Redação AB

27 out 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_18286.gif

“Além da quarta geração da família VM, trazemos da Europa o mais potente e avançado caminhão neste segmento. A principal novidade que temos este ano está aqui e ele levará o transporte de carga no Brasil para um novo patamar”, declarou.

Destinado ao transporte de carga indivisível (como turbinas), o FH16 750 também revela-se o mais caro do mercado: “R$ 1 milhão” é a resposta de Alm para a pergunta sobre o custo do caminhão no Brasil. “Já temos pedidos de clientes no Brasil”, revela. Ele acrescenta que existem planos da empresa de produzir modelos da família FH no Brasil, mas que por enquanto, não há definição de prazos. Confirma, no entanto, que o modelo FH16 750 não deverá ser produzido aqui, será somente importado da Suécia.

Apesar do entusiasmo com o novo produto, Alm nega que há na mesa um novo ciclo de investimentos sendo planejado para o Brasil. “Temos investido muito aqui nos últimos anos, com a própria chegada da linha VM e modernizando processos, como a automação da nossa área de pintura”.

ESCALADA

Apostando no crescimento da economia brasileira, a Volvo projeta uma arrancada no segmento em que atua, caminhões acima de 16 toneladas: para este ano, a montadora prevê vendas totais de 105 mil unidades contra as 87 mil vendidas em 2012. Alm reforça que a marca ganhou fatia significativa do mercado: “Em cinco anos, nossa participação passou de 12,8% em 2008 para 20,2% em 2013”, informou.

Como forma de alavancar as vendas, a marca aposta em novos produtos para incrementar a gama: aproveita para apresentar na Fenatran as novas versões da linha VM, nas configurações com eixos 8×2 e 8×4, indicados para operações de médias distâncias.

Assista à entrevista exclusiva com Roger Alm, presidente da Volvo para a América Latina: