
A tecnologia é destinada a veículos 4×4 rígido, 6×6 rígido e cavalo mecânico que atuam em reboques aeroportuários, no transporte de madeira, em caminhões de apoio para situações extremas, agricultura e até em veículos para recreação. O mercado também demanda sistemas desse tipo para o transporte de cargas indivisíveis e em batalhões do corpo de bombeiros.
Segundo a Volvo, o sistema melhora a dirigibilidade e reduz o consumo. A Volvo é a primeira fabricante de caminhões a oferecer o sistema para veículos com tração integral 4×4 e 6×6. A nova tecnologia contribui para a correção de falhas. Muitos motoristas ativam a tração nas rodas dianteiras antes de chegar a um terreno mais complicado para evitar que o caminhão fique atolado.
O novo sistema engata a tração nas rodas dianteiras com o veículo em movimento somente quando a função for efetivamente necessária. A eletrônica entende que é preciso tração dianteira quando as traseiras patinam. O sistema é formado por um software conectado aos sensores de velocidade das rodas, que detecta e controla a tração.
Um engate automático ativa a tração nas rodas dianteiras em apenas meio segundo. Segundo a fabricante, o controle automático aumenta a velocidade média do veículo, diminui o consumo de combustível, melhora a dirigibilidade, reduz o desgaste de pneus, poupa o trem-de-força e prolonga a vida útil de alguns componentes.