O memorando prevê que a propriedade da nova joint venture será composta de 50%/50% pe4la Volvo Cars e Geely e terá sede na China e uma subsidiária em Gotemburgo, na Suécia.
“Parcerias para compartilhar know-how e tecnologias são práticas comuns na indústria automotiva e este é o modelo que estamos adotando”, disse o presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson. “Esta colaboração planejada fortalecerá a capacidade da Volvo de desenvolver a próxima geração de carros elétricos.”
“Teremos benefícios significativos em nosso portfólio ao compartilhar tecnologias e arquiteturas da próxima geração de veículos. Estou confiante de que essas sinergias podem ser alcançadas, preservando as identidades e a autonomia estratégica de nossas diferentes marcas automotivas”, ressaltou o presidente da Geely Holding, Li Shufu.
Em paralelo, a Geely Holding, a Volvo e a Geely Auto assinaram ainda outro memorando para que a Geely Holding e a Volvo Cars ocupem uma participação de 50% na Lynk & Co., que é a marca premium de veículos da holding lançada no ano passado. A Geely Auto reterá os outros 50% da montadora.
“Isso dá à nossa marca uma sólida base global de economia em escalas maiores, aproveitando as tecnologias avançadas da Volvo, combinadas com nosso modelo de negócio único e diferenciado”, afirmou o vice-presidente sênior da Lynk & Co, Alain Visser.
Todas as transações estão sujeitas a aprovações das autoridades.