
A Volvo confirmou o investimento de US$ 700 milhões para construir uma nova fábrica de caminhões em Monterrey, no México.
A informação foi revelada por Martin Lundstedt, CEO do Volvo Group, à agência “Reuters”.
A decisão será mantida mesmo se o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionar aumentos nos impostos de importação sobre veículos e outros produtos vindos do México.
Fábrica no México seria decisão estratégica para Volvo
A construção da planta faz parte dos planos de crescimento da empresa que controla as marcas Volvo e Mack na América do Norte. A região responde por 30% das receitas da companhia e a expectativa é que a produção se inicie em 2026.
Assim como a maioria das montadoras que se instalam em solo mexicano, a Volvo enxerga o país como uma praça estratégica para abastecer a demanda local e exportar caminhões para Estados Unidos, Canadá e América Latina, esta beneficiada pelo acordo comercial firmado com o México.
Aumento do imposto é prioridade do governo Trump
A sobretaxação é uma das promessas do novo mandato de Trump. Tão logo assuma o poder em 20 de janeiro, o presidente deve assinar os documentos necessários para aumentar para 25% o imposto de importação incidido sobre produtos feitos no México e Canadá.
A única exceção é se os países em questão combaterem a imigração ilegal e o tráfico de fentanil, um opioide utilizado ilegalmente como medicação para a dor e que pode render até prisão no Canadá.
Embora tenha confirmado que os planos de construir uma fábrica no México “estão em um estágio inicial e serão mantidos”, Lundstedt garantiu que a nova planta “não se trata de um substituto para as operações americanas”.
O executivo ressaltou que, dependendo do cenário tarifário nos Estados Unidos, a planta mexicana da Volvo pode ou não exportar caminhões para o país vizinho.
Volvo é única das grandes sem fábrica no México
Atualmente, as fábricas mantidas pela Volvo nos Estados Unidos produzem 100% dos caminhões vendidos por lá. Nos últimos anos, a empresa investiu em plantas em Virginia, Maryland e Pensilvânia para expandir sua capacidade produtiva.
Vale lembrar que a Volvo é, hoje, é a única grande fabricante de caminhões que não tem uma fábrica no México. Rivais como Daimler Trucks, Paccar e o grupo Traton produzem pesados no país.