
A Volvo Trucks iniciou, na Europa, a produção em série das versões elétricas de seus modelos de caminhões FH, FM e FMX, com capacidade total de 44 toneladas. A linha elétrica será destinada à operações urbanas, coleta de lixo, transporte de carga regional e para aplicações em canteiros de obras.
“Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos caminhões pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”, afirma Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.
A produção começou na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia, e no próximo ano chega à unidade de Ghent, na Bélgica. Os caminhões pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão. Segundo a marca, isso traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.
Metade dos caminhões Volvo serão elétricos
A montadora avalia que sua linha elétrica de caminhões tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa. De acordo com as estatísticas da Eurostat, 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km.
“Já comercializamos cerca de mil caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos,” comenta o presidente da Volvo Trucks.