
A Volvo Cars inaugura nesta quarta-feira, 20, sua primeira fábrica nos Estados Unidos, em Charleston, na Carolina do Sul, onde investe US$ 1,1 bilhão e deverá contratar 4 mil empregados. A planta tem capacidade para 150 mil carros/ano e será a única unidade industrial da marca sueca no mundo que produzirá o novo sedã S60. Está prevista a exportação para outros países de cerca da metade da produção – inclusive para o Brasil, que deverá receber o modelo em 2019.
A Volvo descreve o novo S60 como um “sedã médio esportivo premium” e aposta grande quantidade de fichas no modelo para reconquistar parte do mercado perdido na América do Norte. O S60 é um carro completamente novo, que já nasce com powertrain híbrido de alto desempenho T8 Twin Engine – que terá uma versão topo de linha com pacote esportivo Polestar Engineered, combinação de motor 2.0 a gasolina com outro elétrico que juntos geram 415 cavalos, dosados por transmissão automática de oito velocidades.
A Volvo já anunciou que até 2025 pretende eletrificar ao menos 25% dos carros que oferece. O S60 será o primeiro da marca que não terá oferta de versão com motor diesel.
A matriz da Volvo Cars permanece na Suécia, mas desde 2010 a empresa é controlada pela chinesa Geely Holding Group.