logo

auto pilot

Volvo mostra interface para carros autônomos

A Volvo está mostrando a interface que usará em seus carros autônomos. O sistema é chamado IntelliSafe Auto Pilot e mostra como os motoristas irão transferir a tarefa de dirigir para o próprio automóvel. A primeira aplicação pública ocorrerá na Suécia em 2017, em um projeto envolvendo 100 carros dirigidos por consumidores comuns. Depois dessa fase de desenvolvimento os carros chegarão ao mercado.
Author image

Redação AB

21 out 2015

1 minutos de leitura

G_noticia_22884.gif

A operação do IntelliSafe será feita por duas aletas na direção, similares àquelas para trocas de marcha. Quando o motorista entrar em uma via onde o modo autônomo estiver disponível, ele será alertado por avisos no painel e por luzes nas aletas do volante, que irão piscar. Nesse momento bastará pressionar as duas aletas ao mesmo tempo para ativar o modo Auto Pilot.

Quando ativado, o sistema confirmará que a direção e a supervisão do trajeto estão sob a responsabilidade do automóvel. Luzes verdes vão se acender nas aletas. Pouco antes do fim do trajeto em modo autônomo o motorista será avisado com antecedência para retomar o controle, por uma contagem regressiva de 60 segundos.

Caso ele não pressione as aletas para assumir o comando dentro desse minuto o carro irá parar por conta própria e em um lugar seguro. O vice-presidente de design da Volvo Cars, Thomas Ingenlath, explica: “Desenvolvemos uma interface segura e simples de utilizar, que oferece confiança para o motorista no momento de transferir e retomar o controle do carro.”