logo

caminhoes

Volvo prevê ano difícil para o mercado europeu

A sueca Volvo espera um 2013 difícil por causa da redução de demanda de caminhões, que levou suas fábricas a trabalhar com apenas metade da capacidade. A queda foi maior que a esperada nos resultados trimestrais.
Author image

Redação AB

06 fev 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_16213.jpg

O lucro operacional da Volvo no ano caiu para 17,6 bilhões de coroas suecas (US$ 111,7 milhões), com queda de 34,4% na comparação com o ano anterior. O lucro líquido da companhia chegou a 303,6 bilhões de coroas suecas (US$ 1,92 bilhão), com retração de 2,1%.

A companhia vem reduzindo turnos e estoques por causa da demanda fraca, mas manteve a previsão de que os mercados na Europa e América do Norte fiquem estáveis em 2013.

Em nota, o presidente-executivo da empresa, Olof Persson, admitiu que a rentabilidade será afetada pela baixa utilização da capacidade instalada, pelos custos com lançamento de modelos e também em pesquisa e desenvolvimento.

No Brasil, contudo, a empresa acredita em crescimento de mercado em virtude de medidas do governo favoráveis ao financiamento, que elevam a expectativa de vendas de modelos semipesados e pesados para este ano.