
A Volvo Cars apresentou nesta quarta, 21, informações sobre tecnologias presentes no EX90, SUV elétrico sucessor do XC90. O modelo, que tem lançamento previsto para 9 de novembro, promete ser o carro mais seguro da montadora.
Segundo a montadora europeia, o EX90 oferece um dos conjuntos de sensores mais avançados do mercado, com oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDar de última geração.
“Todos os Volvo EX90 virão com um escudo invisível de segurança”, afirma o CEO Jim Rowan.
LiDar, que significa Light Detection and Ranging (em tradução literal, Detecção e alcance de luz), é um método de sensoriamento remoto que usa a luz na forma de um laser pulsado para medir faixas com alta precisão e fidelidade.
Fabricante prevê redução de acidentes graves em até 20%
A diferença que o LiDar pode fazer para a segurança na vida real é indicada por uma pesquisa realizada pela Volvo. O estudo demonstra que essa tecnologia pode reduzir acidentes que resultam em ferimentos graves e mortes em até 20%.
LEIA TAMBÉM:
– Volvo registra queda nas vendas em ambiente “turbulento”
– Ônibus elétrico da Volvo é meio brasileiro e chega em 2023
De acordo com a fabricante, o LiDar pode detectar pedestres a distâncias de até 250 metros e algo tão pequeno e escuro quanto um pneu em uma estrada 120 metros à frente. Tudo isso enquanto o motorista viaja em velocidade de cruzeiro, de 120 km/h.
Volvo EX90: Sensores medem concentração do motorista na direção
No interior do EX90, os sensores e câmeras especiais medem a concentração do olhar do motorista. Segundo a fabricante, a tecnologia nota quando o condutor está distraído, cansado ou desatento.
Para evitar acidentes, um dos sensores primeiramente irá alertar o motorista de maneira suave. Depois, caso necessário, atuará de modo mais incisivo. A Volvo explica que, caso o motorista adormeça enquanto dirige, o EX90 foi projetado para parar com segurança e pedir ajuda por meio do Volvo On Call.
– Veja aqui a cobertura completa do #ABX22
– Inscreva-se aqui e assista aos principais debates do Automotive Business Experience
“Acreditamos que o EX90 é o nosso carro mais seguro. Estamos fundindo nossa compreensão do ambiente externo com nossa compreensão mais detalhada da atenção do motorista”, diz Joachim de Verdier, chefe de Automação Segura de Veículos da montadora.
A fabricante ainda está realizando as verificações de segurança e adianta que, assim que estiverem em vigor e todas as aprovações necessárias forem garantidas, a tecnologia de acionamento autônomo será introduzida no EX90. A Volvo Cars dará maiores detalhes sobre o novo sistema no lançamento do utilitário esportivo elétrico, que, como já mencionamos, está programado para o dia 9 de novembro.