
Segundo a FNQ, a Volvo alcançou uma das melhores notas ao atender de forma harmônica todos os critérios da excelência em sua gestão aplicada na fábrica localizada em Curitiba (PR), onde são fabricados caminhões e chassis de ônibus e que emprega pouco mais de 4 mil funcionários. Desta forma, a empresa é considerada pela organização uma referência em práticas e resultados.
“Para nós, uma gestão excelente é uma questão estratégica. Somos privilegiados, primeiro por pertencer a um grande grupo que tem mais de 100 anos de história e tem em seus valores a busca permanente pela excelência na qualidade. Quando nós adotamos o MEG, foi um alinhamento perfeito, porque forçou o nosso ambiente interno a buscar as melhores práticas. Nos tornamos referência dentro do próprio grupo e saíram daqui do Brasil inúmeras práticas que hoje estão implementadas em várias unidades da Volvo no mundo”, afirmou Carlos Morassuti, vice-presidente de RH e assuntos corporativos da Volvo para a América Latina, durante a cerimônia de entrega do prêmio realizada na terça-feira, 20, em São Paulo.
Segundo o executivo, mesmo em momentos de crise e principalmente em ciclos como o atual a Volvo tem se orientado a partir de constantes planejamentos para dar sustentação aos negócios. “Sempre há necessidade de planejar, projetar um futuro e que para tal é também necessário estar preparado. No meu entender, a retomada virá, não saberia dizer se em um ou dois anos, mas o fato é que quem se preparar melhor nesse momento, vai sair ganhando, quem fizer o dever de casa, sairá fortalecido”.
Para Morassuti, todos os seus públicos, incluindo funcionários, fornecedores e clientes, têm respondido de forma positiva a maneira como a empresa tem conduzido seu relacionamento com cada um deles, na revisão de negociações e de processos diante da crise do mercado de veículos pesados. “Prova disso é que mantemos market share embora nosso segmento de atuação tenha caído mais de 60%”, aponta.
O executivo afirma ainda que os valores de transparência e honestidade para lidar com todos eles, a começar pelos funcionários, foi primordial para o sucesso de todo o processo: “Você ganha respeito, confiança e jogando junto com eles, seja funcionários, fornecedores e clientes, passa a ter um grande aliado e isto é muito importante neste momento delicado em que são necessários ajustes de todas as partes”.
Confira os vencedores de cada categoria do Prêmio Nacional da Qualidade do FNQ:
Premiadas: Volvo Caminhões (PR) e Brasal Refrigerantes (DF)
Finalistas: Cemar (MA)
Destaque por Critério:
Critério Processos: AES Eletropaulo (SP)
Critério Sociedade: Ampla (RJ)
Critério Clientes: Senac (RS)
Magna cum laude: Eletronorte Tucuruí (PA) e Embraer (SP).