
“Qualquer um que olhar no retrovisor saberá imediatamente que se trata de um Novo XC90 atrás dele: o XC90 é um carro que marcará presença nas ruas”, diz Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.
Além de marcar a nova geração do SUV, o lançamento dá início a uma nova fase para a empresa: este será seu primeiro veículo montado sobre a nova plataforma modular SPA (Scalabre Product Architecture) desenvolvida nos últimos quatro anos como parte do plano de transformação da marca, que demanda investimento de US$ 11 bilhões.
O conceito de plataforma modular permite flexibilidade, dando à montadora liberdade para incluir diferentes variedades de novos componentes de design, contribuindo para uma melhor dirigibilidade, com a introdução de tecnologias inéditas de segurança e conexão. Segundo a empresa, o novo chassi também vai mudar sua forma de produzir carros no futuro, trazendo ganhos industriais: com ele, a empresa poderá desenvolver uma gama de produtos com os mesmos tipos de módulos e interfaces, além dos mesmos sistemas modulares e componentes, em um sistema de produção flexível. Isso significa que todos os modelos da Volvo da gama 60 em diante poderão utilizar a mesma linha de produção, sem aumentar a complexidade do sistema.
“A plataforma SPA nos permite um reinício tecnológico. Cerca de 90% dos componentes do novo XC90, e dos próximos modelos, são novos e únicos. Nós estamos elevando os níveis para o topo da gama premium nos quesitos de qualidade e tecnologia”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.
A Volvo adianta que a nova tecnologia de chassi reduziu o peso e melhorou sua distribuição no caso do XC90, o que permitiu um novo design para os bancos, aumentando o espaço interno tanto na segunda quanto na terceira fileira, ajudando a consolidar os sete lugares. Com o formato, pode-se aumentar o espaço para ocupantes da terceira fila ou a capacidade de carga com o deslizamento de todos os bancos da segunda fileira.
“A plataforma SPA nos permitiu criar o primeiro SUV descompromissado. Você tem a agilidade de um carro pequeno e baixo, com a sensação de comando sobre o carro e um espaço generoso”, enfatiza Mertens.
O novo Volvo XC90 será equipado com a gama completa de motores Drive-E: a família modular de dois e quatro cilindros, a diesel e gasolina, além do topo de gama Twin Engine, que combina um motor 2.0 de quatro cilindros com supercharger e turbo, a gasolina, com um motor elétrico de 400 cv de potência.
Segundo a Volvo, a plataforma SPA também permite integrar quaisquer tipos de sistema de motor elétrico sem comprometer espaços internos ou de carga.