
Segundo a Volvo, o veículo vai integrar o City Mobility, projeto mundial de mobilidade elétrica da Volvo Bus. O início dos testes está previsto para o primeiro semestre de 2016. “Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o ônibus elétrico híbrido”, afirma o vice-presidente executivo de Business Areas da Volvo, Hakan Karlsson.
Na América Latina, o projeto também está previsto em 2015 para Santiago, no Chile, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O veículo a ser desenvolvido para Curitiba vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido. Ele tem tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.
“Estamos customizando um projeto global da Volvo Bus para Curitiba. O modelo articulado será desenvolvido para atender a necessidade de transporte da cidade, de ônibus de alta capacidade para circular nos corredores do BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta. O modelo convencional do elétrico híbrido foi lançado em outubro deste ano em Hannover, Alemanha, na feira internacional de veículos comerciais IAA.