
O sistema de assistência permite ao motorista dirigir o caminhão totalmente carregado sem esforço. Em baixa velocidade, um motor elétrico substitui a força exercida pelos braços do motorista. A equipe que desenvolveu o Volvo Dynamic Steering queria uma direção adequada a diferentes condições de uso.
“Andando devagar, o caminhão é tão fácil de manobrar que pode ser dirigido com apenas um dedo, mesmo carregado. Na estrada, oferece estabilidade direcional imbatível”, explica o engenheiro Jan-Inge Svensson, responsável pelo desenvolvimento de software do sistema.
O Volvo Dynamic Steering baseia-se em uma caixa de direção mecânica convencional ligada a uma unidade hidráulica, que ajuda o motorista a esterçar as rodas do caminhão.
A esse sistema é adicionado um motor elétrico comandado por um software. A unidade de controle promove milhares de ajustes por segundo. De acordo com a Volvo, a assistência é capaz de interpretar e compensar alterações causadas por ventos laterais e irregularidades na pista.
“Dispositivos instalados em diferentes componentes fornecem um cenário completo do que ocorre com o caminhão. Por exemplo, os sensores nas rodas e eixo de saída da transmissão medem a velocidade do veículo, outro informa a marcha engatada”, afirma Ragnhult Sten, responsável pelo desenvolvimento de hardware.
No filme, o hamster de 175 gramas dirige o FMX em uma pedreira na Espanha. Uma esteira projetada para o roedor foi adaptada ao volante. Uma cenoura induz o animalzinho a “dirigir” pelo trajeto desejado, enquanto um motorista de verdade controla acelerador e freios.