logo

Volvo vai produzir ônibus biarticulado elétrico no Brasil em 2025

Primeiros testes de validação do modelo serão feitos no Paraná e vendas devem se iniciar ainda no fim deste ano
Author image

Ana Paula Machado

06 ago 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Volvo Buses vai começar a produzir um ônibus biarticulado elétrico em sua fábrica brasileira na Grande Curitiba (PR). Segundo o presidente da divisão, André Marques, a produção se iniciará no primeiro trimestre de 2025 e a expectativa é de que, no fim deste ano, a empresa comece a comercializar o modelo. 

A informação foi dada durante o Lat.Bus 2024 – Feira Latinoamericana de Transporte, que acontece até quinta, 8, em São Paulo (SP).


Participe do #ABX24 e esteja à frente nas discussões sobre mobilidade


“Vamos iniciar os testes de validação do modelo em Curitiba (PR) e já devemos ter todas as certificações no final deste ano”, disse Marques. “Esse veículo faz parte do investimento de R$ 250 milhõesanunciados no ano passado para a plataforma elétrica, que conta ainda com o veículo articulado e o padron.”


VEJA MAIS:– Volvo vai produzir ônibus elétrico no Brasil

– Volvo espera alta no mercado de caminhões de 10% a 15% no Brasil


Segundo a Volvo, a plataforma BZRT – Bus Zero Rapid Transit, poderá receber carrocerias articuladas ou biarticuladas de até 28 metros para levar até 250 passageiros. Além do mercado brasileiro, o veículo poderá ser exportado para os mercados da América Latina, que demandam ônibus de alta capacidade. 

“A engenharia brasileira liderou o desenvolvimento dessa plataforma, justamente por termos o conhecimento desse tipo de veículo”, ressaltou o executivo. “Os primeiros testes devem começar em Curitiba, onde já validamos o BZL, plataforma também elétrica, mas que tem opção somente do veículo piso baixo. Esse modelo, porém, continuará sendo produzido na Suécia e importado para o Brasil.”

Plataforma tem dois motores elétricos

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW, cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Tem caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.

A depender da demanda de cada cidade, o BZRT pode vir com seis ou oito baterias. Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre duas e quatro horas, conforme o tipo e potência da estação de carregamento.

“Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.