logo

Fabio Rua

VP da GM: “Nossa missão é entregar o carro que o cliente deseja, não o que queremos que ele deseje”

Segundo episódio do podcast Na Condução traz entrevista com Fabio Rua, vice-presidente de comunicação, ESG e assuntos regulatórios da General Motors
Author image

Giovanna Riato

05 mai 2025

3 minutos de leitura

Fabio Rua está há pouco mais de dois anos à frente das áreas de ESG, comunicação e assuntos regulatórios na General Motors na América do Sul. Nesse intervalo curto, ele já vive momento emblemático para a companhia: a GM celebra 100 anos de presença no Brasil no momento de intensa transformação na indústria automotiva.

Há a transição energética para veículos eletrificados, o avanço no mercado brasileiro das marcas chinesas e, com isso, o acirramento da concorrência. O executivo fala disso e de muito mais em entrevista exclusiva ao Na Condução, podcast de Automotive Business que traz conversas com as pessoas que pilotam as organizações do setor automotivo.

GM e novas ofertas ao consumidor local

Rua comenta a decisão da montadora de voltar atrás na decisão de oferecer apenas carros a combustão e modelos puramente elétricos, sem oferta de veículos a combustão. “Nossa missão é entregar o carro que o cliente deseja, não o que queremos que ele deseje”, diz, apontando que o consumidor brasileiro deve fazer a transição para a mobilidade elétrica mais lentamente e, para acompanhar esse processo, a empresa vai vender no país modelos híbridos e, inclusive, híbrido flex.

Ele lembra que, em 2025, a montadora vai anunciar cinco novos produtos no Brasil, além de três séries especiais. O plano é oferecer dez veículos eletrificados no mercado brasileiro. Entre eles, o Spark, um carro 100% elétrico que chegará com a ambiciosa promessa de ter preço acessível e promete “democratizar o acesso à tecnologia”.

O executivo diz não se assustar com o avanço das marcas chinesas no mercado local. Para ele, a própria GM já enfrentou desafios parecidos quando empresas japonesas e coreanos passaram a avançar no Brasil “Essas ondas nos obrigam a inovar cada vez mais, até que o mercado se acomode. O importante é que isso ocorra em condições concorrenciais justas, sem assimetrias”, ressalta.

Novas formas de liderar

Pai de quatro filhos, ele diz ser defensor do conceito de work-life integration – a ideia de ter a vida pessoal e profissional integradas, coexistindo sem conflitos. Para Rua, liderar de forma eficiente é também deixar de lado alguns modelos de gestão do passado. “Há formalidades e hierarquias que só atrapalham o desenvolvimento. Precisamos de uma liderança leve, informal e transparente”, afirma. E complementa: “Se queremos inovar, temos que abrir espaço para o questionamento.”

Segundo ele, a General Motors busca hoje a diversidade, que é um pilar essencial à evolução do negócio. “Precisamos rasgar os manuais do que seria o funcionário ideal. As pessoas devem ser avaliadas pela sua individualidade. Só assim conseguimos abrir espaço real para a diversidade”, afirma. Entre as habilidades profissionais que mais valoriza, ele destaca três: transparência, parceria e brilho nos olhos. “Não dá para ter sucesso sem essas três coisas.”

Como ouvir o Na Condução

Na Condução está disponível aqui no site da Automotive Business e no seu agregador de podcasts preferido, como Spotify e Deezer – basta procurar o canal AB Cast. No YouTube, você também encontra o Radar em vídeo.