
“A construção em menos de dois anos mostra a cooperação com nossos parceiros chineses. Com a nova fábrica, poderemos trazer produtos modernos baseados na nova plataforma modular MQB”, afirma o presidente e CEO do Grupo VW na China, Jochem Heizmann.
A produção começa com o Skoda Superb. Os veículos Skoda e VW projetados sobre a arquitetura MQB serão feitos “em um próximo estágio”, segundo a montadora. A fábrica fica 150 quilômetros ao sul da região de Xangai. O membro do conselho administrativo, Martin Winterkorn, esteve na inauguração e também elogiou o compromisso dos parceiros locais.
Além da linha de montagem e seção de pintura, a unidade tem estamparia própria. Entre os destaques da planta estão o consumo de água 90% menor quando comparado a processos convencionais. A emissão de gás carbônico foi reduzida em 15 mil toneladas.
A China é o maior mercado do Grupo Volkswagen. Em 2012, a companhia e seus parceiros Shanghai-Volkswagen e FAW-Volkswagen entregaram 2,81 milhões de veículos. De janeiro a setembro deste ano, as vendas aumentaram 18% na comparação com o mesmo período do ano anterior.