logo

fábrica de taubaté

VW alcança 1,5 milhão de Voyage produzidos

A Volkswagen alcançou esta semana a marca de 1,5 milhão de Voyage produzidos na fábrica de Taubaté (SP). Derivado da mesma plataforma do Gol, o Voyage foi projetado e desenvolvido no Brasil e lançado pela primeira vez em julho de 1981, fabricado ainda na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com carroceria três-volumes disponível apenas com duas portas, motor 1.5 a álcool ou gasolina e câmbio manual de quatro marchas. A produção do modelo foi transferida para a unidade de Taubaté a partir de 1988 e em 1990 voltou à Anchieta, onde permaneceu até 1996, quando foi interrompida a fabricação do carro, substituído pelo Polo Classic feito na Argentina.
Author image

Redação AB

27 mar 2017

4 minutos de leitura

X_noticia_25534.jpg

O Voyage foi relançado em 2008, já sobre a plataforma da quinta geração do Gol, quando voltou a ser feito exclusivamente em Taubaté, somente em versão de quatro portas e motorização transversal flex 1.0 ou 1.6, além de câmbio manual de cinco marchas ou automatizado na versão I-Motion lançada em 2009.

O sedã é o quinto Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro. Com 26.074 unidades em 2016, o Voyage foi o 21º carro mais emplacado no País e no primeiro bimestre está na 17ª colocação, com 4,6 mil emplacamentos.

Desde o relançamento, em 2008, o Voyage já passou por duas reestilizações de design, em 2012 e no início de 2016, acompanhando as modificações feitas também no Gol.

No começo de 2018 o Voyage deverá passar a enfrentar um concorrente mais caro da própria marca, o Virtus, como se chamará o sedã feito sobre a mesma plataforma MQB-A do novo hatch Polo, que será lançado antes, em setembro. Com isso, o Voyage deverá permanecer como sedã de entrada da Volkswagen no Brasil enquanto tiver compradores, mas corre o risco de sair de linha novamente se parar de evoluir tecnologicamente.

REPRESENTANTE EXTERNO

Quase um terço de todos os Voyage já produzidos no Brasil foram exportados. Ao longo de sua história, mais de 420 mil unidades seguiram para 61 países, entre eles Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia, o que faz do modelo o terceiro Volkswagen brasileiro mais vendido no exterior.

Rebatizado como Fox e com aproximadamente 2 mil modificações, incluindo suspensão, sistema de injeção de combustível, reforços estruturais de segurança, novos faróis, lanternas e para-choques, ar-condicionado e câmbio de quatro marchas com Overdrive (longo), foi o primeiro carro brasileiro a chegar na América do Norte. De 1987 a 1993 foram vendidos 220 mil Fox nos Estados Unidos e no Canadá.

Atualmente, o Voyage é exportado para oito países, mas só é vendido com seu nome brasileiro no Chile, Colômbia e Argentina. Nos demais países (México, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai) ele é chamado de Gol Sedan.

CRONOLOGIA

• 1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super).

• 1982 – Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon.

• 1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional.

• 1985 – Passa a utilizar os motores AP 1.6 e 1.8.

• 1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2 mil modificações.

• 1990 – Comemoração da produção de 600 mil unidades do Voyage no Brasil.

• 1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700 mil unidades produzidas, 400 mil delas destinadas ao mercado interno e o restante para exportação, principalmente para os Estados Unidos (170 mil) e Argentina, além de outros países da América Latina, África e Europa.

• 1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic.

• 2008 – Relançamento do Voyage após 12 anos de ausência. Desenvolvido juntamente com a quinta geração do Gol, o carro ganhou motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.

• 2009 – Lançamento da versão I-Motion, com câmbio automatizado e motor 1.6

• 2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Passa a contar com novo design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0, da família EA111 com a denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).

• 2016 – Modelo recebe reestilização de design, interior novo e a tecnologia de infoentretenimento Volkswagen App-Connect. Estreia do motor 1.0 de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.

• 2017 – Alcança a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.