
Não é de hoje que marcas do ecossistema automotivo e da mobilidade atrelam seus nomes a grandes eventos musicais. A GM, por exemplo, tem relação sólida com o Lollapalooza. A Volkswagen, por sua vez, mantém parceria de longa data com o Rock In Rio — um dos maiores festivais do mundo.
Tais dobradinhas, claro, são vantajosas para todas as partes. No caso das montadoras, especificamente, ganha-se maior reconhecimento de marca e, por conseguinte, a geração de mais vendas. Não à toa, a VW amplia sua relação com o Rock In Rio por meio do The Town, evento dos mesmos organizadores do festival carioca, que ocorre no início de setembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
LEIA MAIS:
– Volkswagen lança série especial do T-Cross alusiva ao The Town
“A gente gosta muito dessa parceria com a Rock World, que organiza o Rock in Rio e agora também o The Town. Os valores são muito próximos do que a gente acredita. E aí a gente fala sobre música, energia, vibração, diversidade… Tem tudo o que acreditamos e, por isso, estamos mais uma vez lançando um produto junto com eles, em um ano muito especial para nós”, comentou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil e guitarrista/ roqueiro de carteirinha.
“É uma grande oportunidade que temos de fomentar a cultura. Hoje, um evento como o The Town transcende a questão do rock, traz questões socioculturais brasileiras. Isso, para nós, é muito importante: valorizar o brasileiro. Somos uma marca com setenta anos de Brasil e queremos também nos conectar às pessoas por meio de festivais como este”, complementou Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen.
Parceria com Rock World já rendeu para a VW mais de 40 mil unidades vendidas
A dobradinha com a Rock World garante à marca Volkswagen maior awareness, vigor e jovialidade – uma brand conectada, atenta às tendências. No entanto, não é só. Também faz com que a montadora converta vendas. De acordo com a empresa, se levarmos apenas em consideração edições especiais alusivas ao Rock In Rio, mais de 40 mil unidades foram vendidas com um empurrão do festival.
Desde 2011, quando iniciou a parceria com a organizadora do evento, a Volkswagen lançou seis versões com referências ao evento para Gol, Fox e Saveiro. Na última edição a montadora não contou com uma série especial, mas apresentou ao público a ID.Buzz – que atende pela alcunha de Kombi elétrica e foi confirmada recentemente para o Brasil.
– Faça a sua inscrição no #ABX23, encontro mais influente do ecossistema automotivo e da mobilidade
Para o The Town, a VW preparou uma edição limitada a 3 mil unidades do T-Cross. Com sobrenome, claro, referente ao festival, a série especial deve chegar às revendas em agosto.
“Vale a pena, sim, ter uma série especial em um evento desse porte. Do ponto de vista de conversão de vendas [o The Town] é muito interessante e a nossa expectativa com o T-Cross é muito positiva”, destacou Roger Corassa.
Reconhecimento de marca é um dos pontos altos
Costumamos dizer, ou escrever, que nem tudo são flores. Se você, leitora ou leitor, chegou até aqui inferindo que leria algum tipo de lamúria por parte da Volkswagen acerca de sua parceria com a Rock World, se enganou. Até mesmo porque, os números são altamente positivos.
Segundo a montadora, a Casa Volkswagen, uma de suas ativações no último Rock In Rio, teve 250 mil visitas. Além disso, ainda de acordo com a companhia de origem alemã, mais de 250 milhões foram impactadas pelas ações da VW no evento.
Para chegar a esse número, indicadores de performance foram calcados nas interações em redes sociais. “Trabalhamos muito bem com influencers. Temos de reconhecer que os influencers foram uma ativação muito forte nesse sentido”, salientou o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen. Corassa disse ainda que o último Rock In Rio superou as expectativas da empresa e, por isso, a levou a embarcar na empreitada The Town. Isso, claro, sem descartar edições futuras de festivais da Rock World.
“Estamos desenvolvendo muita coisa com eles [a Rock World]. Eles têm uma concepção de conexão muito forte e uma inteligência muito grande de dados. Eu tinha praticamente dez pessoas do meu time na sala de controle deles, acompanhando o desempenho das marcas”, frisou o executivo.
“Daí se cria essa [ação] construtiva de se checar como a marca seria lembrada, ou de qual maneira poderia reverberar da melhor forma. Isso gerou todo esse resultado positivo para nós e, por isso, estamos motivados em estar com a Rock World no The Town e, quem sabe, em outros eventos que estão por vir”, concluiu Corassa.
O The Town será realizado nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro. Conforme mencionado anteriormente, ocorre no autódromo de Interlagos, em São Paulo, que já passa por reformas substanciais a fim de receber o festival.
As principais atrações do evento, além do T-Cross The Town, são Foo Fighters, Queens of The Stone Age, Bruno Mars, Post Malone, Demi Lovato e Maroon 5.
