
“Em 2017 pretendemos atuar ainda mais intensamente nos mercados da América do Sul, América Central e Caribe, que têm grande potencial para o desenvolvimento dos nossos negócios”, diz o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, David Powels.
O modelo mais exportado em 2016 foi o Gol, com 49,9 mil unidades, seguido de Up! (20,3 mil), Voyage (17,5 mil) e Saveiro (12,4 mil). O principal mercado externo da marca continua sendo a Argentina, com 57,5 mil unidades embarcadas. A Volkswagen foi mais uma vez a marca líder em vendas no país vizinho.
No ano passado a empresa criou uma estrutura regional formada por América do Sul, América Central e Caribe como parte da estratégia de regionalização mundial da marca. Com isso a VW pretende conquistar maior participação nesses mercados.
Desde o início dos embarques a VW do Brasil exportou veículos para 147 países. A unidade brasileira utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos, dada a proximidade com as fábricas localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Os modelos mais exportados desde o início das operações foram Gol (1,36 milhão de unidades), Fox (457,9 mil), Voyage (421,7 mil) e Saveiro (221,7 mil).