
“A comemoração dos 8 milhões ocorre em um grande momento, com o lançamento de uma nova família de motores (EA 211) e a ampliação da capacidade em 20%”, afirma o gerente executivo da planta de São Carlos, Andreas Hemmann. As novas instalações custaram R$ 335 milhões, têm 24 mil metros quadrados de área construída e já produzem o motor 1.0 de três cilindros que estreou no Fox BlueMotion (leia aqui) e estará em alguns meses no modelo compacto Up!
Para o mercado brasileiro, 100% dos motores feitos na VW de São Carlos são bicombustíveis. Os exportados utilizam gasolina. A unidade também envia motores parciais para a Argentina. Somente em 2012 a unidade produziu mais de 909.737 propulsores, número recorde em um único ano.
Segundo a Volkswagen, do total do ano passado, 212.686 unidades foram enviadas a outros países, incluindo motores montados nos veículos para exportação e aqueles parciais enviados para a linha da SpaceFox, na Argentina. Nos primeiros cinco meses de 2013, a VW de São Carlos já fabricou 352.893 propulsores.
“Esta foi a primeira unidade do Grupo Volkswagen fora da Europa a receber o certificado ambiental ISSO 14001, em 1997”, ressaltou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Isso a tornou referência em gestão ambiental para as outras unidades em toda a América do Sul.