logo

VW engana o mundo com falsa mudança de nome para “Voltswagen” nos EUA

O recém-lançado crossover elétrico ID.4 seria o primeiro a usar o falso novo nome Voltswagen nos Estados Unidos
Author image

Redação AB

30 mar 2021

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Em uma brincadeira de mau gosto com verniz de lance de marketing para divulgar seu plano de eletrificação e tentar superar o escândalo “dieselgate”, a Volkswagen enganou novamente a imprensa mundial, ao divulgar um falso comunicado com aparência séria em seu site de imprensa nos Estados Unidos. Na terça-feira, 30, em uma antecipação ao dia da mentira em 1º de abril, também conhecido como “dia dos bobos” em alguns países, a empresa mentiu e fez de bobos alguns milhões de pessoas ao anunciar a troca de um “k” por um “t” em seu nome nos EUA, que passaria de Volkswagen Group of America para Voltswagen of America, em alusão à ambiciosa ofensiva de lançamentos de carros elétricos que a empresa está fazendo.
A falsa mudança de nome foi anunciada como verdadeira durante toda a terça-feira por diversos veículos de comunicação em todo o mundo, não foi desmentida oficialmente pela Volkswagen em nenhum momento. Somente no fim do dia alguns jornais publicaram alertas sobre o engodo, tratado como estratégia de marketing para melhorar a imagem da mesma empresa que foi flagrada mentindo em 2015, justamente nos Estados Unidos, onde foi descoberto que carros da marca com motor diesel emitiam mais poluentes do que o permitido pela legislação, burlando testes por meio de um módulo eletrônico que fraudava as medições em laboratório.
O escândalo conhecido como “dieselgate” custou a cabeça dos principais executivos da companhia – alguns foram até presos –, além do pagamento de indenizações que encostam em € 10 bilhões e o recall de mais de 2 milhões de veículos de várias marcas do grupo, que em ato contínuo anunciou o lançamento de uma ofensiva de eletrificação sem precedentes na indústria, com o objetivo de mudar o foco e limpar a imagem da empresa. Uma nova mentira, ainda que de brincadeira, abre margem para mais desconfiança e o que deveria ser um ousado lance de marketing pode restar na lembrança como “voltsgate”.
Com ares de seriedade, empresa divulgou em um comunicado oficial, retirado do site no fim do dia, que a mudança de nome para Voltswagen era “uma declaração pública dos próximos investimentos futuros da companhia em eletromobilidade”. Seria justo concluir, portanto, que tais investimentos são falsos.
O comunicado chegou a divulgar até uma declaração de Scott Keogh, presidente e CEO do de Volkswagen Group of America, ou da “Voltswagen of America”. Ele teria afirmado: “A ideia de ‘Carro do Povo’ está nos fundamentos da companhia. Nós dissemos, desde o começo de nossa mudança para um futuro elétrico, que vamos produzir veículos elétricos para milhões, não apenas para milionários. Por isso essa mudança de nome significa um aceno ao nosso passado e o compromisso com o futuro de ser o ‘Carro Elétrico do Povo’.” Os “bobos” do dia acreditaram.