logo

VW Golf GTI deve ficar mais potente antes de virar carro elétrico

Esportivo pode passar dos 260 cv com melhorias adotadas nos novos Tiguan e Passat
Author image

Vitor Matsubara

31 out 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O Volkswagen Golf GTI passará por uma última atualização na Europa antes de ingressar de vez no mundo dos carros elétricos.

Com apresentação prevista para meados de 2024, o novo Golf GTI foi apelidado pela revista “Autocar” de “Mk8.5”.O hatch médio seguirá com a motorização puramente a combustão em vez de recorrer a alguma forma de eletrificação. 


VEJA MAIS:– Grupo Volkswagen prepara corte de custos de € 3 bilhões– CEO da VW decreta o fim da Seat


Golf GTI deve ganhar potência e torque

Atualmente, o motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha entrega 242 cv, fazendo com que o esportivo vá de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinja a velocidade máxima de 250 km/h.

Modelos como o GTI Clubsport (296 cv) e o Golf R (que chega aos 326 cv) mostram que é possível extrair muito mais desse conjunto. Porém, a tendência é que o incremento não seja tão expressivo.

É mais provável que o Volkswagen Golf GTI tenha uma potência próxima aos 262 cv das novas gerações de Tiguan e Passat, que utilizam o mesmo motor 2.0. Essa possibilidade seria bastante facilitada pelo fato de o hatch utilizar a plataforma MQB Evo, a mesma de seus “primos” maiores.

A “Autocar” especula que a Volkswagen poderia incrementar a potência em 20 cv, bem como elevar o torque acima da casa dos 40 kgfm. Esses números deixariam o Golf GTI mais próximos ao Honda Civic Type-R.

Meta seria melhorar a estabilidade nas curvas

Além das melhorias em potência e torque máximo, a VW deve realizar melhorias na arquitetura para proporcionar melhor dirigibilidade e estabilidade.

A evolução mais recente da plataforma MQB (que equipa os novos Tiguan e Passat) resultou em um eixo traseiro mais rígido para aprimorar o desempenho nas curvas e reduzir a inclinação da carroceria.

Essas melhorias devem trabalhar em conjunto com a suspensão adaptativa DCC Pro, que fez sua estreia no atual GTI. O sistema tem amortecedores de duas válvulas, que melhora a absorção de impactos em estradas irregulares, mesmo durante curvas.

O Golf GTI deve ser substituído por um hatch elétrico baseado no ID.GTI, conceito apresentado no Salão de Munique de 2023.