logo

borgwarner

VW lança Golf 1.0 TSI com 125 cavalos

Reportagem atualizada em 25/9/2016.
Author image

cria

22 set 2016

5 minutos de leitura

X_noticia_24680.jpg

O Volkswagen Golf passa a ter uma versão 1.0 TSI. Seu motor de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível é semelhante ao do Up! TSI, mas produz 125 cavalos em vez de 105. O novo carro chega em novembro na versão Comfortline, com câmbio manual de seis marchas e preço inicial de R$ 74.990. Este é o único hatch médio à venda no Brasil com motor de um litro e também o 1.0 flex mais potente a equipar um carro nacional.

A nova opção passa a ser a mais acessível do Golf, abaixo da 1.6 Comfortline, que tem 120 cv e tabela de R$ 78.130. Outros propulsores disponíveis para o carro são o 1.4 TSI e o 2.0 TSI. O supervisor de marketing de produto Joas Fritz descarta a saída de linha do 1.6: “Vamos manter todos os motores. É provável que aqueles que gostam mais de tecnologia optem pelo novo 1.0 TSI e os mais conservadores procurem o 1.6 na versão com câmbio automático, não disponível no 1.0”, afirma.

O executivo não revela como ficará o mix de vendas do Golf, mas recorda: “Quando lançamos o Up! TSI estimávamos 20% de participação e um ano depois ela já representava quase 50%”, recorda Fritz. O novo motor também é produzido em São Carlos (SP). Os 20 cavalos extras em relação ao Up! TSI vêm do aumento da pressão do turbo de 0,9 para 1,3 bar. “A turbina também é fornecida pela BorgWarner e tem as mesmas dimensões daquela do Up! TSI, mas resiste a temperaturas até 1.050 graus Célsius em vez de 950 porque utiliza outros materiais”, afirma o engenheiro de powertrain da VW, Paulo Takamura.

Parte da nova turbina substitui o ferro fundido por aço e alto cromo. E o rotor recebe a adição de titânio e tungstênio. Também por causa do aumento da temperatura a Volkswagen substituiu as válvulas do motor por outras com interior preenchido com sódio, que por isso dissipam melhor o calor. E as novas velas NGK utilizam eletrodo central de irídio.

VW
Volante é revestido de couro e vem com ajustes de altura e profundidade. Central multimídia de série inclui rádio CD-Player, tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e App-Connect.

Ainda na comparação com o Up! TSI, o radiador principal aumentou 68% e o auxiliar, 170%. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular o modelo obteve a letra A. Na cidade ele faz 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Na estrada os números passam a 10,1 km/l (e) e 14,3 km/l (g).

De acordo com a Volkswagen, o Golf 1.0 TSI acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, números obtidos com etanol. Esses dados são melhores que os da versão 1.6, que acelera de zero a 100 km/h em 10,4 s e chega a 188 km/h.

Entre os itens de série há freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem automática pós-colisão, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para prender cadeirinhas infantis, sete airbags, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, travamento central por controle remoto, rodas de liga leve de 16 polegadas, assistente de partida em rampa e sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira.

Os retrovisores externos têm aquecimento, ajuste elétrico, luz de seta integrada e função “tilt down”, que baixa o foco do espelho direito cada vez que se engata a marcha à ré para facilitar manobras. A central de entretenimento Composition Media é outro item de série em todas as versões.

Entre os opcionais há teto solar elétrico, ar-condicionado com controle digital e duas zonas distintas de temperatura, sensores de chuva e de luminosidade, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional com comandos de áudio, do computador de bordo e do controlador automático de velocidade, central Discover Media com rádio-CD player, tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e comando por voz.

DESEMPENHO COMPATÍVEL COM O CARRO

Agradável de guiar, a nova opção turbinada do hatch não só é mais potente que a 1.6 como tem mais força em rotações baixas. São 20,4 kgf.m a partir de 2.000 rpm (ante 16,8 kgf.m a 4.000 rpm no 1.6).Automotive Business avaliou 1.0 TSI na pista de testes da Pirelli, em Sumaré (SP), em estradas próximas e aprovou o lançamento. Vale dizer: este é mais um Golf, agora em sua versão de entrada, sem pretensão esportiva, mas com desempenho geral um pouco melhor que o do Golf 1.6. Para favorecer a economia de combustível o novo motor trabalha tranquilo, a cerca de 2.800 rpm, quando se anda a 120 km/h em sexta marcha.

O câmbio tem engates fáceis e a posição de dirigir é muito boa. Na pista de testes deu também para comprovar a firmeza do carro em curvas, os bons freios e a eficiência dos controles de estabilidade e tração em piso molhado. Segundo a Volkswagen, os testes com o modelo foram feitos em temperaturas entre -25 e 50 graus Célsius. A montadora rodou mais de 1 milhão de quilômetros e o motor cumpriu mais de 9 mil horas em dinamômetro.

A Volkswagen também apresentou o modelo Tiguan 1.4 TSI a gasolina e o Golf Variant 1.4 TSI flex, ambos com 150 cv (leia aqui).

Assista ao vídeo sobre a nova opção do Golf: