
Incorporando a opção pela cabine estendida, a Nova Saveiro é um projeto novo, atraente para quem pensa no lazer e versátil para uso comercial.
Em um ano de muitos lançamentos, Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, acredita que a marca dá um passo extremamente importante para elevar sua participação no segmento. “Vamos entregar aos consumidores a melhor e mais atraente picape dentro de seu segmento” – assegura.
O fabricante realizou quatro clínicas para encontrar o caminho mais adequado para o projeto e descobrir as vontades do consumidor.
A picape compartilha com o Gol e o Voyage o motor EA-111 1.6 VHT e a transmissão MQ200. Há duas versões: a 1.6, para o dia-a-dia, e a 1.6 Trooper, mais esportiva e para quem gosta de exclusividade. A primeira versão pode ser equipada com o pacote Trend, que reúne uma série de opcionais voltados ao público que busca visual e itens diferenciados.
Novidades
As duas versões têm distância entre-eixos 15, 2 cm maior do que a Saveiro anterior. As bitolas cresceram 4,7 cm na dianteira e 10,8 cm no eixo traseiro. A ampliação dessas dimensões permitiu o aumento da capacidade de carga, maior estabilidade e ampliação do espaço interior.
O projeto mostra preocupação com o conforto interno e facilidade de acesso, com portas maiores e três graduações de abertura. A vigia traseira tem janela deslizante.
A aerodinâmica mereceu cuidados especiais, que envolveram estudos em ambiente virtual e em túnel de vento. Os engenheiros da Volkswagen garantem quem o veículo tem os menores coeficientes de arrasto da categoria: Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 na cabine simples.
Abertura da tampa da caçamba adota um sistema inovador – para reduzir o esforço e evitar acidentes, foi instalado um amortecedor que suaviza o movimento da tampa. O estepe está colocado sob a carroceria, aumentando o espaço disponível na cabine, e só pode ser acessado quando a tampa da caçamba, que dispõe de chave, está aberta.
Outra novidade é o sensor de estacionamento no parachoque traseiro.
A Volkswagen informa que o desenvolvimento da Nova Saveiro demandou milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento, com emprego de simulação virtual e do novo Virtual Reality Center, ensaios destrutivos, testes de durabilidade e treinamento de pessoal. Os testes de rodagem, em ruas e estradas e nas pistas de testes do Brasil e Alemanha, totalizaram 1,3 milhão de quilômetros rodados.