logo

martin winterkorn

VW prepara câmbio de 10 marchas e motor diesel de alta performance

O presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, marcou presença no Simpósio de Motores de Viena, na Áustria, e decidiu abrir o jogo ao antecipar algumas das novas tecnologias de propulsão que o grupo alemão tem na manga para sair à frente dos concorrentes e também atingir o objetivo de reduzir as emissões de CO2 de novos veículos europeus para 95 g/km até 2020.
Author image

Redação AB

29 abr 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_16897.gif

De acordo com o executivo, a fabricante está desenvolvendo uma nova transmissão automatizada com 10 marchas e dupla embreagem. O câmbio será uma evolução do atual DSG e terá uma relação 10:1. Isso significa que cada giro do motor será multiplicado em até 10 vezes pelo câmbio na transmissão de força para as rodas, tornando o carro mais eficiente e econômico.

Outra novidade será um motor a diesel de alta performance que promete ser um dos mais avançados do mundo. Segundo Winterkorn, o propulsor, capaz de gerar 138 cavalos de potência, terá sistema comando variável de válvulas e tecnologia de sobrealimentação, como turbocompressor ou compressor mecânico (supercharged).

Winterkorn aposta que novas tecnologias poderão conviver perfeitamente juntas no futuro. O executivo não precisou quando, mas disse que estas poderão variar desde motores de combustão interna altamente eficientes, passando por sistemas abastecidos por gás natural até veículos híbridos ou totalmente elétricos.

O presidente ressaltou que os motores de combustão interna existentes oferecem um grande potencial e não serão esquecidos: “Desde 2000, reduzimos o consumo de combustível dos nossos motores TDI e TSI em mais de 30%. Estou convencido de que até 2020 podemos alcançar novos aumentos de eficiência de cerca de 15%.” Segundo ele, o design leve e inteligente, estratégias operacionais inovadoras, otimização dos níveis de atrito e do gerenciamento térmico do veículo contribuem para aperfeiçoar o processo de combustão.

A Volkswagen também vê futuro para o gás natural: “O motor a gás é ecológico, econômico e adequado para o uso diário. A tecnologia está totalmente desenvolvida e os veículos já estão no mercado.” O melhor exemplo é o novo eco-up! – emite 79 gramas de CO2/ km.

Na visão ampla do líder da empresa, em breve veículos de todos os segmentos também poderão ser eletrificados. Os primeiros veículos elétricos do grupo a entrar em produção serão o Porsche Panamera e o Audi A3 e-tron, que serão seguidos por Golf e outros modelos, como Passat, Audi A6 e Porsche Cayenne.