
Segundo comunicado, a partir da renovação do contrato de sociedade Volkswagen e FAW poderão expandir suas atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento na China, incluindo novas áreas de negócios nos próximos anos, especialmente no campo de novas tecnologias de propulsão. Em julho passado a joint venture já tinha negociado um plano de expansão de capacidade de produção com a construção de duas novas fábricas em Qingdao e Tianjin. Com a SAIC, a Volkswagen também constrói outra planta em Changsha.
O Grupo Volkswagen também assinou acordo de cooperação com o governo chinês para a instalação de nove centros educacionais de competência no país, ao lado de linhas de produção da Volkswagen, que vão ensinar teoria e prática de processos industriais, incluindo ferramentaria, automação, construção de carrocerias e tecnologia automotiva.
Ao todo, o Grupo Volkswagen tem participação em 17 fábricas na China, oito para produção de veículos e nove plantas de componentes, incluindo motores. Nas duas joint ventures com FAW e SAIC são produzidos carros das marcas Volkswagen, Audi e Skoda. Nos três primeiros trimestres deste ano, o grupo alemão e seus parceiros chineses venderam 2,7 milhões de veículos, em crescimento de 15,2% sobre igual período de 2013, firmando-se como maior produtor do país.