
Schmall desconversa quando o assunto é a produção do novo VW compacto, mas sempre acaba indicando o norte da montadora em suas entrevistas. “Nossa base de fornecedores está toda aqui”, disse aos jornalistas sobre o porquê de investir em Taubaté em vez de fazer uma nova fábrica em Pernambuco. Sobre as questões sindicais, o presidente falou ainda: “Os riscos são menores em Taubaté que em Curitiba (…) São Bernardo e Taubaté estão dentro de nosso portfólio como as mais atrativas.”
Schmall é favorável à manutenção da menor carga tributária concedida pelo governo em 22 de maio. “O ano começou agora!”, disse pouco antes da coletiva. Ele acredita que sem a redução de IPI o consumidor não procurará as revendas, ainda que os juros de financiamento estejam mais atraentes. “No nosso entendimento, não haverá números semelhantes aos de 2011 sem redução de IPI.”
Automotive Business perguntou ao executivo sobre eventuais mudanças na Geração 4 do Gol. O executivo afirmou que não haverá nenhuma alteração no modelo nem na estratégia de vendas. O modelo antigo do Gol ainda responde por cerca de 30% das vendas da linha Gol. Sobre a eventual substituição da Parati por uma versão simplificada da SpaceFox, ele disse: “Sim, pode ser, são carros parecidos” (nos últimos dias cresceram as especulações sobre a saída de linha da antiga perua derivada do Gol).