
A Volkswagen suspendeu a produção na fábrica de Chengdu, na China, por conta do aumento nos casos de coronavírus no país. Segundo informações da agência Automotive News, a VW afirmou que duas linhas de montagem em Changchun também foram paralisadas.
A unidade de Chengdu é operada pela montadora alemã em conjunto com sua parceira local FAW. A marca disse que a situação das demais fábricas chinesas é estável, embora a situação esteja “volátil”.
Vírus afeta produção da VW na China e provoca manifestações
Durante o último fim de semana, parte da população saiu às ruas para protestar contra a política de tolerância zero contra o coronavírus. As manifestações aconteceram em várias cidades do país, como Chegndu, Xangai, Pequim e Lanzhou.
Embora o número de casos ainda esteja longe de níveis alarmantes no resto do planeta, a China vive situação diferente com recordes na quantidade de pacientes infectados nos últimos dias. Em Chengdu, por exemplo, todos os habitantes foram submetidos a testes de Covid-19 entre os dias 23 e 27 de novembro.
Fábricas da BMW ainda operam
Outras montadoras também já monitoram a evolução dos casos. O CEO da BMW, Oliver Zipse, afirmou que as unidades da empresa na China operam normalmente, embora todos os escritórios estejam fechados e os funcionários estejam trabalhando de casa.
Zipse admitiu que teme por novos lockdowns na China em 2023, ainda que a situação da BMW no mercado chinês – e no mundo inteiro – seja positiva para o ano que vem.
