
O executivo assume o cargo a partir de 1º de julho de 2022 e substituirá Antonio Megale, que está em processo de aposentadoria. Ambos os executivos estão em fase de transição das atividades.
Experiência no Terceiro Setor
Henrique é graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduado pela PUC-SP em Direito Constitucional. Começou sua trajetória na Volkswagen do Brasil em 2008 e já foi gerente executivo de Assuntos Jurídicos da empresa.
O executivo acumula mais de 19 anos de experiência na área Jurídica e Assuntos Governamentais, bem como entidades do Terceiro Setor, com foco direcionado em temas regulatórios do setor. Além desta posição, Henrique acumula os cargos de diretor superintendente da Fundação Grupo Volkswagen e é vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores).
Já Megale, que comandou a área de Assuntos Governamentais da VW nos últimos 14 anos, tem uma relação próxima com a Anfavea. Além de ser vice-presidente, o executivo presidiu a entidade entre 2016 e 2019, período no qual foi uma das lideranças responsáveis pela aprovação do Rota 2030.
Com 39 anos no setor, Megale trabalhou nas áreas de Engenharia do Produto, Planejamento do Produto, Pós-Vendas e Marketing, e Assuntos Governamentais. O executivo foi também presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), de 2012 a 2014, e vice-presidente da Fiesp, de 2019 a 2021.
