
O carro auditado foi comprado pelo Latin NCAP em novembro do ano passado, em uma concessionária de Buenos Aires, na Argentina, e enviado para o laboratório da ADAC na Alemanha, onde foram realizados os testes sob condições iguais às da avaliação anterior. Conforme os protocolos, o Latin NCAP pode solicitar um teste de auditoria de um carro disponível no mercado a qualquer momento.
“Quando os fabricantes solicitam selecionar um veículo da plataforma de distribuição, na área de produção para publicar o resultado o mais rápido possível, sabem sobre a possibilidade de um teste de auditoria. O Latin NCAP considera que os governos latino-americanos deveriam ter melhores normativas para que, também, possam garantir a conformidade e controle de produção; ou seja, que as primeiras unidades produzidas proporcionem a mesma segurança que o resto”, afirma Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.
O Up! começou a ser montado na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) em janeiro de 2014, com vendas a partir de fevereiro do mesmo ano e foi o primeiro compacto da América Latina a receber cinco estrelas, a nota máxima no desempenho de proteção para adultos pela avaliação do Latin NCAP (leia aqui).