logo

VW usa estratégia digital para tentar se aproximar dos apaixonados pela marca

Novo perfil do Instagram, Garagem Volkswagen traz clássicos da empresa produzidos no país
Author image

Ana Paula Machado

02 set 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Volkswagen lançou, no dia nacional da Kombi, mais uma estratégia para tentar aproximar a empresa aos apaixonados pela marca: o primeiro canal digital fora da Alemanha dedicado aos clássicos da montadora

No novo perfil do Instagram, @garagem.volkswagen, os seguidores terão um canal aberto com a montadora alemã e poderão explorar o acervo de modelos clássicos presentes na Garagem VW real da fabricante, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), além de conhecer marcos importantes da história da Volkswagen no Brasil.


VEJA MAIS:– Volkswagen distante da meta de corte de custos– São Paulo recebe a maior fatia do investimento da Volkswagen no Brasil


“A Garagem Volkswagen não gera lucro, ela gera mídia”, disse André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento da Volkswagen e responsável pela iniciativa. “Nesse espaço temos 59 modelos que foram expostos em salões, protótipos, carros adquiridos de colecionadores. É um acervo que conta a história da empresa e da indústria automotiva nacional.”

O executivo ressaltou que além dos 59 carros expostos na Garagem Volkswagen, a companhia conta com um acervo de mais 50 modelos que deverão ser restaurados ao longo do tempo.

“Podemos fazer uma expansão do espaço para receber esses carros. Isso é um projeto que estamos analisando”, ressaltou Drigo. 


– Faça a sua inscrição no #ABX24 – Automotive Business Experience


Dias antes do lançamento oficial do Instagram da Garagem Volkswagen, uma Kombi camuflada circulou por encontros de carros clássicos, pelas ruas de São Paulo e por lugares onde entusiastas costumam ficar, chamando atenção nas redes sociais e na imprensa. O veículo foi adesivado com QR Codes que levavam a um vídeo teaser na página oficial já criada.

A Kombi utilizada para essa ação é do modelo Standard, fabricada em 2013, modelo 2014, e pertence à Volkswagen do Brasil. O veículo será utilizado futuramente em outras ações de comunicação da marca pelo país, inclusive junto aos eventos de clássicos organizados por clubes em território nacional.

Fazendo a roda girar

Além da Garagem Volkswagen, a montadora também disponibiliza o Certificado de Clássicos Volkswagen. O documento reconhece as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional, enquanto também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca. 

Segundo a montadora, é uma autêntica “certidão de nascimento”, emitida sempre no nome do atual proprietário do modelo. Além disso, cada certificado tem um número serial único, que garante a rastreabilidade e autenticidade, evitando, dessa forma, possíveis falsificações.  

“Lançamos a iniciativa em dezembro do ano passado e já concedemos mais de 1 mil certificados”, disse Drigo. “Estamos fazendo a roda girar. Com o dinheiro que vem dos certificados fazemos a restauração dos clássicos para serem expostos na Garagem.”