
O projeto é uma imersão nas demandas específicas da propulsão elétrica. Segundo a empresa, o objetivo é ensinar aos colaboradores da cadeia sobre como reconhecer e lidar com os processos de segurança do novo caminhão elétrico e-Delivery. A montadora alega que, por ser um produto inovador, sentiu a necessidade de traduzir sua tecnologia e os conhecimentos técnicos dos engenheiros “em linguagem acessível e didática para todos”.
Programa em expansão
A qualificação começou primeiro na fábrica da empresa em Resende (RJ). Nesta fase inicial, os colaboradores paticiparam de uma imersão em eletromobilidadede e houve envolvimento das áreas de Treinamento e Recursos Humanos a Marketing de Produto, Engenharia, Qualidade e Pós-Vendas. Agora, o programa está sendo expandido para outros setores e públicos, que terão contato com os veículos elétricos da marca.
Os conhecimentos envolvem desde a montagem da bateria até o momento em que o veículo é eletrificado, conhecido como comissionamento de alta voltagem – quando o veículo é energizado pela primeira vez, o que exige procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V.
Além disso, a montadora realizou diversos workshops sobre o e-Delivery para órgãos públicos do Brasil, como os bombeiros dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como entidades públicas de segurança dos municípios de Resende, Porto Real e Itatiaia (RJ).