logo

direcao autonoma

Wabco anuncia estratégias com foco em direção autônoma

A Wabco anuncia dois importantes movimentos estratégicos de negócio visando a direção autônoma em veículos comerciais: a compra da Sheppard, fornecedora de produtos para o segmento pesado, tais como engrenagens de direção assistida, pelo valor anunciado de R$ 145 milhões; e a assinatura de um acordo de longo prazo com a Nexteer Automotive, especialista na área de controle de movimento intuitivo. Ambas as empresas são de origem norte-americana: a Sheppard tem sede em Hanover, na Pensilvânia, e a Nexteer está baseada em Auburn Hills, no estado do Michigan.
Author image

Redação AB

29 ago 2017

2 minutos de leitura

O acordo com a Nexteer prevê a colaboração para o desenvolvimento e fornecimento de sistemas de direção para veículos comerciais médios e pesados a partir da tecnologia MagnaSteer, da Nexteer, de assistência avançada de direção.

A ideia é integrar a tecnologia ao conjunto de engrenagens de direção assistida da Sheppard, cuja aquisição está sujeita à autorização regular dos Estados Unidos e que deve ser concluída até o fim de setembro.

Por meio do acordo já existente de exclusividade entre a Nexteer e a Sheppard, a Wabco poderá oferecer uma solução tecnológica compacta e econômica que possibilita o controle de direção ativo para o mercado de caminhões e ônibus norte-americano. Além disso, a Wabco terá acesso exclusivo a esta tecnologia em todos os mercados de caminhões médios e pesados fora da América do Norte, exceto na China.

“Este acordo de cooperação é um marco importante à medida que a Wabco avança para permitir que os veículos comerciais sejam autônomos”, disse em nota o presidente da divisão da Wabco de equipamentos para caminhões, ônibus e automóveis, Jorge Solis. “Temos uma linha de visão clara sobre as tecnologias fundamentais – como a direção ativa, frenagem ativa, controle eletrônico de estabilidade e outros sistemas avançados de assistência ao motorista – o que permitirá passos significativos no caminho da nossa indústria para realizar uma condução totalmente autônoma”.