

A Cruise, startup da General Motors voltada ao desenvolvimento de carros autônomos, anunciou que irá receber um aporte de US$ 2,75 bilhões da rede de supermercados Walmart. Com isso, o valor da startup já supera os US$ 30 bilhões.
Para o Walmart, que também tem parceria com o Waymo, braço de carros autônomos da Alphabet, a iniciativa é uma forma de garantir meios de distribuição para seu e-commerce no futuro. A rede está se movimentando para um cenário em que as lojas físicas fiquem obsoletas e as vendas sejam majoritariamente pela internet.
Para isso, é preciso resolver como fazer a última milha da logística dessas compras de forma rápida e econômica. Os veículos autônomos são uma grande aposta – além de Waymo e Cruise, o Walmart também já realizou testes com Uber, Lyft e Door Dash.
Para a Cruise, é mais uma parceria de alto peso entre várias que já conseguiu assegurar, como Microsoft, Honda e Softbank. Os carros autônomos da Cruise, batizados de Origin, irão, inclusive, usar o sistema de navegação da Microsoft, o Azure.
Atualmente, a Cruise está fazendo rodadas de teste em São Francisco com unidades do Chevrolet Bolt. Os modelos Cruise Origin começarão a ficar prontos a partir de 2022 e farão sua estreia nas ruas em 2023, quando a empresa inaugurará seu serviço de robotáxi nas ruas de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.