
O serviço estará disponível para os clientes do Walmart dentro de áreas definidas das três cidades e será expandido com o tempo. Os testes serão iniciados ainda este ano. A ideia é que a experiência gera aprendizados sobre o uso do transporte autônomo na logística.
Além do Walmart, outras duas empresas estão envolvidas na empreitada: Ford, que fornece os carros, e Argo AI, que fornece o sistema de direção autônoma equipado nos veículos. A infraestrutura baseada na nuvem da Argo será integrada à plataforma de pedidos online do Walmart para encaminhar os pedidos e agendar as entregas na casa dos clientes.
“A Argo e a Ford estão se preparando agressivamente para a operação de veículos autônomos em grande escala e com ampla área de cobertura em cidades dos EUA”, disse Scott Griffith, CEO de veículos autônomos e negócios de mobilidade da Ford em comunicado à imprensa. “Combinar a liderança do Walmart no varejo e e-commerce com as operações autônomas da Argo e da Ford é um passo significativo para criar um serviço de entrega em escala que vai aumentar a eficiência dos negócios”, afirmou.
A Argo e a Ford já testam a tecnologia de direção autônoma em Pittsburgh, Detroit e Palo Alto, nos EUA. Elas também operam em Miami e Washington, DC, desde 2018, e em Austin, desde 2019, montando uma estrutura para gerenciamento de frota de veículos autônomos, incluindo abastecimento, manutenção e limpeza. O Walmart já realizou testes de veículos autônomos com a Ford em Miami, em 2018.