logo

carros autônomos

Waymo vai operar comercialmente carros autônomos em mais uma cidade via Uber

Empresa expande oferta da tecnologia, enquanto outras montadoras abandonam planos
Author image

Redação AB

03 fev 2025

2 minutos de leitura

A Waymo revelou, na rede social X, que irá começar a oferecer o serviço de ride-hailing em Atlanta (EUA) com carros autônomos já em 2025 pelo app da Uber. O serviço estará disponível pela plataforma de transporte e, inicialmente, ficará restrito a funcionários da Waymo.

O anúncio vem apenas um dia após o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciar que pretende iniciar, também este ano, um serviço de ride-hailing com seus táxis robôs.

Em setembro de 2024, a empresa já havia dito que iria operar com carros autônomos em Atlanta, e também em Austin, em 2025, por intermédio da Uber.

“Estamos encantados com o feedback positivo de nossos passageiros do Waymo One e mal podemos esperar para trazer o conforto, a conveniência e a segurança do Waymo Driver para essas cidades em parceria com a Uber”, afirmou na época Takedra Mawakana, CEO da Waymo. Waymo Driver é a tecnologia de condução autônoma desenvolvida pela Waymo.

Carros autônomos da Waymo já rodam em três cidades

A Waymo já opera comercialmente seus táxis em três cidades dos EUA: Phoenix, São Francisco e Los Angeles – segundo ela, são 100 mil viagens por semana somando as três praças.

Nessas cidades, a operação comercial é caracterizada por um serviço de transporte autônomo disponível 24/7, acessível por meio do aplicativo Waymo One e disponível para todos os usuários.

A cidade de Atlanta, portanto, será uma exceção nesse grupo ao restringir o serviço para funcionários e utilizar o app da Uber para intermediar as viagens.

Waymo vai seguir com expansão do serviço de carros autônomos

Na última semana de janeiro, a Waymo revelou que iria começar os testes de seus carros autônomos em 10 cidades dos EUA, mas não com operação comercial. Recentemente, a empresa levantou US$ 5,6 bilhões após uma rodada de investimentos, capital injetado por nomes como Alphabet, Andreessen Horowitz, Fidelity, Tiger Global e outros.

O anúncio vem em um momento delicado para as empresas que apostam em direção autônoma nos EUA. A General Motors reviu as operações da Cruise, enquanto a Ford e a Volkswagen cancelaram a Argo. Tanto a Ford como a GM afirmaram que pretendem voltar suas tecnologias de direção assistida ou autônoma para carros privados.

Enquanto isso, na China, a Pony.ai anunciou que irá ampliar sua frota de táxis robôs de 250 veículos para 1.000 este ano. A empresa atualmente realiza 15 viagens por veículo por dia, totalizando 26 mil por semana. Na China, o fácil acesso a veículos elétricos, uma legislação mais flexível e outros incentivos governamentais têm ajudado o setor.