
A Waymo revelou, na rede social X, que irá começar a oferecer o serviço de ride-hailing em Atlanta (EUA) com carros autônomos já em 2025 pelo app da Uber. O serviço estará disponível pela plataforma de transporte e, inicialmente, ficará restrito a funcionários da Waymo.
O anúncio vem apenas um dia após o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciar que pretende iniciar, também este ano, um serviço de ride-hailing com seus táxis robôs.
Em setembro de 2024, a empresa já havia dito que iria operar com carros autônomos em Atlanta, e também em Austin, em 2025, por intermédio da Uber.
“Estamos encantados com o feedback positivo de nossos passageiros do Waymo One e mal podemos esperar para trazer o conforto, a conveniência e a segurança do Waymo Driver para essas cidades em parceria com a Uber”, afirmou na época Takedra Mawakana, CEO da Waymo. Waymo Driver é a tecnologia de condução autônoma desenvolvida pela Waymo.
Carros autônomos da Waymo já rodam em três cidades
A Waymo já opera comercialmente seus táxis em três cidades dos EUA: Phoenix, São Francisco e Los Angeles – segundo ela, são 100 mil viagens por semana somando as três praças.
Nessas cidades, a operação comercial é caracterizada por um serviço de transporte autônomo disponível 24/7, acessível por meio do aplicativo Waymo One e disponível para todos os usuários.
A cidade de Atlanta, portanto, será uma exceção nesse grupo ao restringir o serviço para funcionários e utilizar o app da Uber para intermediar as viagens.
Waymo vai seguir com expansão do serviço de carros autônomos
Na última semana de janeiro, a Waymo revelou que iria começar os testes de seus carros autônomos em 10 cidades dos EUA, mas não com operação comercial. Recentemente, a empresa levantou US$ 5,6 bilhões após uma rodada de investimentos, capital injetado por nomes como Alphabet, Andreessen Horowitz, Fidelity, Tiger Global e outros.
O anúncio vem em um momento delicado para as empresas que apostam em direção autônoma nos EUA. A General Motors reviu as operações da Cruise, enquanto a Ford e a Volkswagen cancelaram a Argo. Tanto a Ford como a GM afirmaram que pretendem voltar suas tecnologias de direção assistida ou autônoma para carros privados.
Enquanto isso, na China, a Pony.ai anunciou que irá ampliar sua frota de táxis robôs de 250 veículos para 1.000 este ano. A empresa atualmente realiza 15 viagens por veículo por dia, totalizando 26 mil por semana. Na China, o fácil acesso a veículos elétricos, uma legislação mais flexível e outros incentivos governamentais têm ajudado o setor.